UFSCar promove evento sobre a Greve Geral de 1917 em Sorocaba

Sorocaba
Debates buscam refletir sobre raízes históricas dos movimentos operários
Nos dias 23 e 24 de junho, acontece em Sorocaba evento sobre o centenário da Greve Geral de 1917 e os 80 anos da luta antifascista no Município. A iniciativa partiu de um grupo de historiadores da cidade e foi configurada como projeto de extensão coordenado por Marcos Francisco Martins, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Campus Sorocaba da UFSCar, com participação de outros docentes do próprio DCHE e do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH).

O objetivo é promover a reflexão sobre as raízes históricas dos movimentos reivindicatórios de operários e, assim, da conquista dos direitos dos trabalhadores, atualizando esse debate em um momento de necessidade de resistência ao avanço de movimentos de extrema direita em diversos países, incluindo o Brasil. A programação tem o apoio também do grupo de pesquisa Trabalho, Economia, Sociedade e Ensino (Tese) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); da Biblioteca Terra Livre; do Centro de Cultura Social de São Paulo; e da Ação Antifascista de Sorocaba.

Na sexta-feira, dia 23 de junho, a programação começa às 19 horas, no Núcleo ETC da UFSCar, com a mesa "A Greve de 1917 em Sorocaba", que terá como debatedores os historiadores Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, docente da Universidade de Sorocaba (Uniso); Adalberto Coutinho de Araújo Neto (IFSP - campus de Piracicaba); Carlos Carvalho Cavalheiro (mestre em Educação pela UFSCar); e Júlio César Bataiote (tutor na Universidade Norte do Paraná - Unopar). Às 21h30, Rodrigo Rosa da Silva, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), profere a palestra "Educação Anarquista e movimento operário ontem e hoje".

No sábado, dia 24, os debates acontecem no Ateliê Im Previsto, a partir das 9h15, com a mesa "A Luta Antifascista em Sorocaba: 80 anos", composta pelos mesmos historiadores do dia anterior. Às 10h30, tem a palestra "Movimentos sociais de perspectiva fascista na conjuntura atual", com Jeferson Rodrigues Barbosa, docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas do campus de Marília da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Além dessa programação, de terça a sábado (20 a 24/6), sempre às 19 horas, estão sendo promovidas sessões com projeções de filmes seguidas de debates no Ateliê Im Previsto. A programação detalhada pode ser conferida no site do evento. O Núcleo ETC da UFSCar fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no Jardim Santa Rosália. O Ateliê Im Previsto fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 157, no Jardim Vergueiro.
21/06/2017
13:00:00
25/06/2017
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Programação completa está no site do evento. Imagem: Reprodução.
9802