Seminário na UFSCar discutiu métodos inovadores para o Ensino Superior

São Carlos
Promovido pela SEaD, evento abordou o processo de ensino-aprendizagem a partir das tecnologias de informação e comunicação
O perfil do estudante da UFSCar mudou: hoje, os jovens transitam entre o mundo físico e virtual com muita naturalidade, e não é mais possível ficar indiferente a essa mudança. Quem chamou a atenção para esse cenário, na abertura da primeira edição dos Seminários SEaD (Secretaria Geral de Educação a Distância), foi a própria Secretária de EaD da UFSCar, Marilde Terezinha Prado Santos. O evento aconteceu em 22 de junho, e abordou o tema "Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior".

"Nós estamos no momento de buscar novos métodos de ensino-aprendizagem, novas maneiras de formar pessoas no século XXI, discutir as metodologias que já existem e ir além com a finalidade de inovar. Esse seminário vem ao encontro desse contexto, para chamar a comunidade a discutir sobre as possibilidades educacionais a partir das tecnologias de informação e comunicação", afirmou a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, que marcou presença no evento.

Complementarmente à fala da Reitora, a Secretária de EaD destacou: "Obviamente saber que temos que enfrentar novos desafios nos traz inseguranças. O objetivo desse encontro é, a partir de nossas próprias experiências e das informações compartilhadas pelos nossos palestrantes, entender se e como estão acontecendo as inovações e como elas impactam no dia a dia, quer seja em salas de aula físicas, quer seja nas salas virtuais".

Para Ademir Caldeira, Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, os Seminários SEaD também podem contribuir com a superação de desafios ainda mais amplos. "Temos um cenário externo à Universidade, de crise econômica, política, de valores e de ética, que se reflete na sociedade como um todo e também aqui, na nossa instituição. Nós, gestores, temos que encontrar mecanismos para que essa realidade seja transformada para garantir a qualidade de ensino e a qualidade de vida da nossa comunidade, principalmente para os alunos", afirmou Caldeira na abertura do Seminário.

Durante o evento, especialistas falaram sobre as possibilidades atuais para a EaD, ensino híbrido, usos de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e de recursos educacionais abertos (REA) na educação e sobre direitos autorais. No período da manhã, a programação contou com a mesa-redonda "Inovações em Educação: 20% EaD, ensino híbrido e práticas pedagógicas apoiadas em TDIC". À tarde, "Desafios à inovação: TDIC, recursos educativos abertos e direitos autorais" foi o assunto discutido.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação, os Seminários têm papel fundamental na solução de questões importantes sobre as quais a comunidade UFSCar terá que deliberar como, por exemplo, a inclusão de 20% de ensino a distância nos cursos de graduação presenciais, adoção de 10% da carga horária dos cursos de graduação para atividades de extensão e um programa de cotas para pessoas com deficiência.

A primeira edição dos Seminários SEaD aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos, das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e foi destinado a docentes do Ensino Superior e ao público interessado na temática. Segundo dados da organização, estiveram presentes mais de 100 pessoas; além disso, 200 pessoas acompanharam o evento pelo canal da SEaD no Youtube. O público também pôde acompanhar os destaques do evento pelo Facebook, através da hashtag #seminárioSEaD2017.

Próxima edição
Os Seminários SEaD são uma série de eventos que abordam temáticas relacionadas ao universo da Educação a Distância (EaD) e da educação mediada por tecnologias. A segunda edição acontece no dia 17 de outubro, com o tema "Jogos, gameficações e cultura digital".
23/06/2017
13:00:00
08/07/2017
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Seminário reuniu público para discutir inovações no Ensino Superior. Foto: SEaD
9813