Grupo de pesquisa promove discussões mensais sobre obras literárias

São Carlos
Próximo encontro, em 12/7, discutirá romance da escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso
Para estimular a leitura e criar oportunidades de encontro com novos autores e novas autoras do Brasil e de outros países, o grupo de pesquisa "Literatura e Tempo Presente" promove mensalmente as "Contemporâneas: leituras de quarta", encontros abertos a todas as pessoas interessadas pela literatura e pela cultura contemporâneas. A cada edição uma obra é discutida e, no próximo encontro, que acontece em 12 de julho, o livro em pauta será "Campo de Sangue", romance da escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso.

O grupo de pesquisa "Literatura e Tempo Presente", criado há cerca de quatro anos, reúne estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob a liderança de Rejane Rocha, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e vice-liderança de Juliana Santini, da FCLAr. Mais recentemente, juntaram-se ao grupo também docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O grupo está voltado a reflexões sobre a expressão literária contemporânea - brasileira e de outros países, procurando problematizar sua periodização, suas categorias, seus espaços de circulação e de inscrição, suas opções formais e seus recortes temáticos.

As pesquisas também buscam construir uma abordagem da literatura que a compreenda como parte de uma rede cultural da qual fazem parte outros objetos, práticas e linguagens, artísticas ou não, de modo que se possa enfrentar a complexidade justamente do que se compreende como literatura do tempo presente. "O que nos une, além dos referenciais teóricos, é o interesse pela contemporaneidade e por essas relações da literatura com outras formas de expressão, como, por exemplo, aquelas encontradas na Internet, as histórias em quadrinhos, a fotografia", registra a líder do grupo.

O encontro das "Contemporâneas: leituras de quarta" do mês de julho acontece a partir das 17h30, simultaneamente na UFSCar e na FCLAr. Na UFSCar, o encontro será no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), na área Sul do Campus São Carlos. A participação, gratuita, é aberta a todas as pessoas interessadas, e não é necessário fazer inscrição. Mais informações no site do grupo de pesquisa.
28/06/2017
13:00:00
13/07/2017
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Em julho, livro em discussão será Campo de Sangue, romance de Dulce Maria Cardoso. (Reprodução)
9822