Estratégias de avaliação da aprendizagem são tema de evento na UFSCar
São Carlos
No último dia 23 de junho, foi realizada, na UFSCar, a II Oficina de Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação, cujo tema foi "Repensando as Estratégias de Avaliação da Aprendizagem". A atividade contou com a participação de 40 docentes dos cursos de graduação da Universidade, prioritariamente os que atuam nas áreas de Saúde e Biológicas, mas teve a presença de professores de outros domínios também.
Nessa segunda oficina foram trabalhadas estratégias de avaliação baseadas em currículo de competências e o método de ensino fishbowl - formato de discussão entre pares que promove o diálogo e a troca de experiência entre os estudantes e permite que todos tenham as mesmas chances de expressar o seu conhecimento. De acordo com a organização do encontro, as reflexões sobre estratégias de avaliação despertam bastante o interesse dos professores que, inclusive, levantaram a necessidade do incremento de iniciativas que colaborem com o aperfeiçoamento da prática docente.
O evento foi organizado pelo grupo de trabalho Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação (METAA) e integra a agenda de Oficinas em Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação, cuja finalidade é apresentar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas à docência no Ensino Superior. A promoção é da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar.
A ProGrad entende que as oficinas são relevantes ao desenvolvimento docente e atendem tanto a demandas dos professores, interessados em práticas de avaliação que extrapolem as provas escritas, quanto dos próprios cursos de graduação que precisam cumprir com o previsto em seus projetos pedagógicos.
As oficinas são oferecidas mensalmente e a terceira edição está prevista para o dia 25 de agosto. Mais informações podem ser acessadas no Facebook da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPep) da ProGrad.
Nessa segunda oficina foram trabalhadas estratégias de avaliação baseadas em currículo de competências e o método de ensino fishbowl - formato de discussão entre pares que promove o diálogo e a troca de experiência entre os estudantes e permite que todos tenham as mesmas chances de expressar o seu conhecimento. De acordo com a organização do encontro, as reflexões sobre estratégias de avaliação despertam bastante o interesse dos professores que, inclusive, levantaram a necessidade do incremento de iniciativas que colaborem com o aperfeiçoamento da prática docente.
O evento foi organizado pelo grupo de trabalho Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação (METAA) e integra a agenda de Oficinas em Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação, cuja finalidade é apresentar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas à docência no Ensino Superior. A promoção é da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar.
A ProGrad entende que as oficinas são relevantes ao desenvolvimento docente e atendem tanto a demandas dos professores, interessados em práticas de avaliação que extrapolem as provas escritas, quanto dos próprios cursos de graduação que precisam cumprir com o previsto em seus projetos pedagógicos.
As oficinas são oferecidas mensalmente e a terceira edição está prevista para o dia 25 de agosto. Mais informações podem ser acessadas no Facebook da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPep) da ProGrad.
29/06/2017
13:00:00
08/07/2017
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Atividade realizada com os docentes durante a segunda edição da Oficina. Foto: Organização
9829