Estratégias de avaliação da aprendizagem são tema de evento na UFSCar

São Carlos
No último dia 23 de junho, foi realizada, na UFSCar, a II Oficina de Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação, cujo tema foi "Repensando as Estratégias de Avaliação da Aprendizagem". A atividade contou com a participação de 40 docentes dos cursos de graduação da Universidade, prioritariamente os que atuam nas áreas de Saúde e Biológicas, mas teve a presença de professores de outros domínios também.

Nessa segunda oficina foram trabalhadas estratégias de avaliação baseadas em currículo de competências e o método de ensino fishbowl - formato de discussão entre pares que promove o diálogo e a troca de experiência entre os estudantes e permite que todos tenham as mesmas chances de expressar o seu conhecimento. De acordo com a organização do encontro, as reflexões sobre estratégias de avaliação despertam bastante o interesse dos professores que, inclusive, levantaram a necessidade do incremento de iniciativas que colaborem com o aperfeiçoamento da prática docente.

O evento foi organizado pelo grupo de trabalho Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação (METAA) e integra a agenda de Oficinas em Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação, cuja finalidade é apresentar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas à docência no Ensino Superior. A promoção é da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar.

A ProGrad entende que as oficinas são relevantes ao desenvolvimento docente e atendem tanto a demandas dos professores, interessados em práticas de avaliação que extrapolem as provas escritas, quanto dos próprios cursos de graduação que precisam cumprir com o previsto em seus projetos pedagógicos.

As oficinas são oferecidas mensalmente e a terceira edição está prevista para o dia 25 de agosto. Mais informações podem ser acessadas no Facebook da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPep) da ProGrad.
29/06/2017
13:00:00
08/07/2017
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Atividade realizada com os docentes durante a segunda edição da Oficina. Foto: Organização
9829