UFSCar oferta curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas

São Carlos
Aulas são baseadas no método VB-MAPP, que permite a identificação das dificuldades de aprendizagem em portadores de autismo
O Instituto Lahmiei-Autismo, do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei) da UFSCar, oferece a profissionais da Educação e da Saúde a segunda edição do curso avançado sobre o método VB-MAPP e comportamento verbal, em agosto, na cidade de São Paulo.

O VB-MAPP, do Inglês Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program, foi traduzido para o Português pelos pesquisadores vinculados ao Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar Maria Carolina Martone, coordenadora da Fundação Panda, e Celso Goyos, coordenador do Lahmiei. Ele é um instrumento de avaliação para crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. A tradução do material foi finalizada em 2017, com a autorização do próprio autor, Mark Sundberg. 

De acordo com Goyos, o atraso no desenvolvimento da linguagem é uma das principais características definidoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). "É fundamental que o desenvolvimento da linguagem falada seja enfatizado durante o ensino", explica o professor. Segundo ele, não há razão para que a criança com TEA não aprenda a falar, desde que não apresente prejuízos estruturais nos mecanismos de fala e audição. "A criança deve aprender o repertório de linguagem relacionado à aprendizagem de leitura e escrita para aumentar as chances de uma maior integração escolar e social", afirma o docente da UFSCar. 

O curso sobre VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado. "Detectar precocemente os principais problemas permite pensar em um plano de intervenção coerente e que de fato melhore a vida da criança e de sua família", defende Martone. 

Para a coordenadora da Fundação Panda, é fundamental que educadores e profissionais da Saúde que trabalhem com crianças autistas conheçam uma ferramenta de qualidade como o VB-MAPP. "Não é o único instrumento, porém é o mais usual e relevante agora disponível em Português", destaca ela.  

Além de ensinar a aplicação do VB-MAPP, o curso também fornecerá elementos para entender e interpretar os resultados encontrados. Todos os professores do curso são doutores em Análise do Comportamento. As aulas serão das 8h30 às 17h30 nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Hotel Golden Tulip, à Rua Frei Caneca, 1199, Cerqueira César, em São Paulo. Mais informações e as inscrições estão no site www.vbmapp2017.faiufscar.com.
04/07/2017
13:00:00
15/07/2017
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Curso da UFSCar ensina instrumento de avaliação para crianças com autismo. Foto: FAI.UFSCar
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