Crianças aprendem programação computacional de forma lúdica na UFSCar
Sorocaba
Projeto Computing to You! recebeu alunos de Salto de Pirapora no último dia 13 de julho
A equipe do Computing to You! (C2Y!), projeto de inclusão digital do Departamento de Computação (DComp-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, promoveu na última quinta-feira, dia 13 de julho, a atividade Hora do Código, para os alunos do 5º ano da escola EMEF Professor Roberto Marcello, do Município de Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba.
"Na Hora do Código, os alunos têm a oportunidade de passar uma hora programando em uma plataforma apropriada para crianças", explica Tiemi Christine Sakata, professora do DComp-So e coordenadora do C2Y!. Além de ensinar Computação de forma lúdica, o evento - que aconteceu no laboratório ATLab-101 do Campus Sorocaba -, teve o intuito de apresentar a Universidade para instigar, nas crianças, a vontade de se tornarem estudantes universitários.
"No semestre passado, firmamos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Salto de Pirapora e atendemos educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de toda a cidade", conta a coordenadora; ela estima que cerca de 30 escolas e 600 alunos do Ensino Fundamental I, de 5 a 11 anos, já foram envolvidos no C2Y!. "Os educadores ficam motivados e percebem que é possível inserir os conceitos de computação de forma interdisciplinar em várias matérias. Já os alunos ficam super empolgados, pois executam atividades bem diferentes do que copiar conteúdo da lousa". Além de Salto de Pirapora, o C2Y! Já foi realizado em Sorocaba. No próximo semestre letivo, será a vez da cidade de Itapetininga.
Sobre o C2Y!
No projeto C2Y!, o ensino da Computação acontece de forma lúdica, por meio de atividades desplugadas, que estimulam o aprendizado sem o uso de computadores, utilizando cartas, palitos e outros materiais, além de ações plugadas como, por exemplo, exercícios de programação com jogos.
"Resolver problemas é a tarefa do cientista da computação. A ideia é que as crianças aprendam a resolver problemas do dia a dia usando as mesmas técnicas que o cientista da computação usa para resolver problemas da Computação", descreve Sakata. Ela destaca que "os alunos gostam das atividades no computador por ser algo bem diferente do que conhecem, mas também se divertem muito com as outras dinâmicas propostas". Os estudantes do curso de graduação em Computação da UFSCar também atuam no projeto, auxiliando na aplicação das atividades. "Hoje conto com aproximadamente dez alunos de graduação voluntários", contabiliza a coordenadora.
Criado em 2016, o Computing to You! recebeu a Chancela da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) por ser considerado uma iniciativa relevante e inovadora para a sociedade. O projeto atua com diferentes ações; a próxima está prevista para acontecer ainda neste segundo semestre. Uma delas será voltada aos educadores de Itapetininga e, outra, junto ao Colégio Objetivo, de Sorocaba.
"As escolas que quiserem trazer os alunos para a UFSCar, para aprender um pouquinho sobre programação e também para conhecer a Universidade estimulando que o Ensino Superior passe a ser o sonho deles, podem entrar em contato conosco", convida a docente. Os e-mails para contato são tiemi@ufscar.br ou c2y@dcomp.sor.ufscar.br. Saiba mais em http://uxleris.sor.ufscar.br e pela página do Computing to You! no Facebook.
"Na Hora do Código, os alunos têm a oportunidade de passar uma hora programando em uma plataforma apropriada para crianças", explica Tiemi Christine Sakata, professora do DComp-So e coordenadora do C2Y!. Além de ensinar Computação de forma lúdica, o evento - que aconteceu no laboratório ATLab-101 do Campus Sorocaba -, teve o intuito de apresentar a Universidade para instigar, nas crianças, a vontade de se tornarem estudantes universitários.
"No semestre passado, firmamos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Salto de Pirapora e atendemos educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de toda a cidade", conta a coordenadora; ela estima que cerca de 30 escolas e 600 alunos do Ensino Fundamental I, de 5 a 11 anos, já foram envolvidos no C2Y!. "Os educadores ficam motivados e percebem que é possível inserir os conceitos de computação de forma interdisciplinar em várias matérias. Já os alunos ficam super empolgados, pois executam atividades bem diferentes do que copiar conteúdo da lousa". Além de Salto de Pirapora, o C2Y! Já foi realizado em Sorocaba. No próximo semestre letivo, será a vez da cidade de Itapetininga.
Sobre o C2Y!
No projeto C2Y!, o ensino da Computação acontece de forma lúdica, por meio de atividades desplugadas, que estimulam o aprendizado sem o uso de computadores, utilizando cartas, palitos e outros materiais, além de ações plugadas como, por exemplo, exercícios de programação com jogos.
"Resolver problemas é a tarefa do cientista da computação. A ideia é que as crianças aprendam a resolver problemas do dia a dia usando as mesmas técnicas que o cientista da computação usa para resolver problemas da Computação", descreve Sakata. Ela destaca que "os alunos gostam das atividades no computador por ser algo bem diferente do que conhecem, mas também se divertem muito com as outras dinâmicas propostas". Os estudantes do curso de graduação em Computação da UFSCar também atuam no projeto, auxiliando na aplicação das atividades. "Hoje conto com aproximadamente dez alunos de graduação voluntários", contabiliza a coordenadora.
Criado em 2016, o Computing to You! recebeu a Chancela da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) por ser considerado uma iniciativa relevante e inovadora para a sociedade. O projeto atua com diferentes ações; a próxima está prevista para acontecer ainda neste segundo semestre. Uma delas será voltada aos educadores de Itapetininga e, outra, junto ao Colégio Objetivo, de Sorocaba.
"As escolas que quiserem trazer os alunos para a UFSCar, para aprender um pouquinho sobre programação e também para conhecer a Universidade estimulando que o Ensino Superior passe a ser o sonho deles, podem entrar em contato conosco", convida a docente. Os e-mails para contato são tiemi@ufscar.br ou c2y@dcomp.sor.ufscar.br. Saiba mais em http://uxleris.sor.ufscar.br e pela página do Computing to You! no Facebook.
14/07/2017
13:00:00
29/07/2017
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Alunos da Escola EMEF Roberto Marcello após atividade em Computação. Foto: C2Y!
9878