BCo apresenta mostra e debates sobre resíduos na sociedade contemporânea

São Carlos
Exposição e rodas de conversa são abertas ao público e promovem reflexões sobre práticas alternativas sustentáveis
Entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar recebe a exposição "Vestígios da Sociedade Contemporânea", uma realização da Fundação Araporã, de Araraquara, em parceria com o Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) e da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), ambos da UFSCar. A mostra conta com 11 banners ilustrados com fotografias que contextualizam a "Arqueologia do Lixo", além de reflexões relacionadas à produção e destino de resíduos e sobre práticas alternativas sustentáveis. Há também 22 objetos curiosos selecionados pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (Coopervida).

Além da exibição dos banners e objetos, haverá rodas de conversa sobre temas relacionados à exposição. Os debates acontecem semanalmente às terças-feiras, de 29 de agosto a 19 de setembro, das 13 às 14 horas. O primeiro encontro, no dia 29 de agosto, terá a arqueóloga e co-organizadora da exposição, Izabel Aparecida Daniel, que fala sobre a "Arqueologia do Lixo". No dia 5 de setembro, Hanokh Yamagishi, engenheiro ambiental e gerente da empresa São Carlos Ambiental, abordará a gestão de resíduos urbanos e a importância de medidas para diminuição da pressão no sistema de coleta e destino de rejeitos domiciliares.

Em seguida, no dia 12 de setembro, a BCo recebe o membro fundador da ONG Veracidade de São Carlos, Djalma Nery, que apresenta o Projeto de Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos (Giro), em uma conversa acerca da importância da gestão de resíduos orgânicos no contexto da gestão dos resíduos domiciliares. Por fim, a roda de conversa do dia 19 de setembro recebe Valdinéia Françoso, presidente da Coopervida, que encerra o ciclo compartilhando uma visão geral sobre a atuação da cooperativa em São Carlos, seu histórico, com 15 anos de experiência, e sua situação atual.

A exposição e as rodas de conversa são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia. A mostra pode ser visitada no Piso 1 da BCo, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, no horário de funcionamento da Biblioteca - de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. As rodas de conversa serão no espaço destinado à exposição.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP, Coopervida, Empresa São Carlos Ambiental, Museu da Ciência Mário Tolentino e Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail deaea@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6462.
21/08/2017
13:00:00
23/09/2017
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Exposição Vestígios da Sociedade Contemporânea em Museu, agora, chega à UFSCar.Foto:Fundação Araporã
9977