UFSCar participa de Fórum Internacional de Transição Energética
De 20 a 23 de janeiro, acontece no Canadá - com participação da UFSCar - a primeira edição do Fórum Internacional de Transição Energética (FITÉ), evento acadêmico que reunirá estudantes e profissionais do Brasil, da França, Suíça e Alemanha, bem como os principais atores da transição energética canadense e, mais especificamente, da província de Quebec. O evento é uma realização da Drummond Economique, organização de apoio ao desenvolvimento dessa região no Canadá.
A aluna de mestrado Rafaela Binda da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, integra o grupo de três pessoas do Brasil selecionadas para participar do evento. Sob a orientação de Marco Antonio Barbosa Ferreira, docente no Departamento de Química (DQ), o trabalho de Binda explora o uso de ftalimidas, compostos químicos que podem ser obtidos de fontes renováveis, como aminoácidos e celulose, aplicados em baterias mais sustentáveis que as atuais, por empregarem quantidade reduzida de lítio.
Baterias convencionais de íons de lítio dependem de materiais raros e caros, enquanto as baterias em foco no trabalho desenvolvido na UFSCar - baterias de fluxo redox orgânicas e não-aquosas - exploram elementos naturalmente abundantes, como carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e configuram tecnologia promissora para o armazenamento eficiente e sustentável de grandes quantidades de energia, especialmente na integração com fontes renováveis de energia, como solar e eólica.
"Foi trabalhado o design de ftalimidas biobased, ou seja, originadas de fontes renováveis. Diferentes variações dessas moléculas foram analisadas por meio de cálculos computacionais avançados e métodos de aprendizado de máquina, com o intuito de compreender como suas estruturas influenciam propriedades importantes, como potencial redox, estabilidade de radicais e solubilidade, essenciais para avanços no campo científico. Os compostos mais promissores, de acordo com os resultados desses cálculos computacionais, serão sintetizados e utilizados na construção de um protótipo de bateria em laboratório, visando contribuir para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de armazenamento de energia", explica Binda.
Sobre o evento
O FITÉ tem como objetivo promover o debate entre especialistas, formuladores de políticas públicas e representantes da indústria sobre desafios e soluções para acelerar a adoção de energias renováveis, melhorar a eficiência energética e fomentar o desenvolvimento sustentável. O Fórum abordará temas como produção e armazenamento de hidrogênio, uso de baterias avançadas, descarbonização e economia circular.
"É uma responsabilidade significativa estar entre as representantes do Brasil neste evento. Nosso país possui um enorme potencial em energias renováveis e tecnologias sustentáveis, e participar do Fórum é uma oportunidade de mostrar ao mundo como a ciência brasileira pode contribuir para a transição energética global", ressalta Binda.
Mais detalhes sobre o evento e sua programação estão disponíveis no site oficial.