PPGEPS apresenta a defesa de dissertação "Fatores que Afetam o Uso da Medição de Desempenho em Indústrias de Laticínios: um Estudo Multicasos"

Sorocaba
No dia 21 de janeiro, acontece a primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Sorocaba (PPGEPS) da UFSCar. O trabalho "Fatores que Afetam o Uso da Medição de Desempenho em Indústrias de Laticínios: um Estudo Multicasos" foi desenvolvido por Natália Luísa Felício Macedo, sob orientação do professor Ricardo Coser Mergulhão do Departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba (DEPS).

O objetivo do trabalho realizado no PPGEPS foi avaliar os fatores internos e externos que afetam a medição de desempenho de três empresas de laticínios da região de Sorocaba. Natália explica que a indústria de laticínios possui grande importância no setor alimentício brasileiro. Para manter a competitividade no setor e a qualidade dos produtos oferecidos, as empresas desenvolvem sistemas de medição de desempenho para auxiliar e orientar o processo produtivo e a gestão e distribuição de produtos. Para a elaboração dos estudos, além da pesquisa teórica e documental, foram realizadas pesquisas em campo e entrevistas com gestores de qualidade. O desenvolvimento da dissertação contou com uma ampla análise dos fatores que interferem no processo de medição de desempenho da empresa, como a cultura organizacional; estilo de gestão; estrutura organizacional; estratégia competitiva; recursos e capacidades, estrutura de TI. O trabalho também avaliou o papel de elementos externos, como integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva e normas governamentais referentes à qualidade e produção do leite de vaca. Natália salienta que a gestão desses fatores contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos pelas empresas além de possibilitar melhores condições para manutenção num setor tão competitivo quanto a indústria de laticínios.

A defesa do trabalho "Fatores que Afetam o Uso da Medição de Desempenho em Indústrias de Laticínios: um Estudo Multicasos" ocorre no dia 21 de janeiro, no Prédio ATLab, no campus de Sorocaba da UFSCar, a partir das 10 horas. A banca examinadora conta com a participação dos docentes Ricardo Coser Mergulhão e Juliana Veiga Mendes, ambos do DEPS, e Eduard Prancic do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Natália salienta que a participação no PPGEPS foi muito importante para a sua formação profissional e também na sua carreira universitária. "O curso de mestrado foi fundamental para minha formação acadêmica. O convívio, aprendizado e troca de experiências com os professores e alunos contribuiu muito para ampliar meus conhecimentos e reforçar a minha escolha por seguir carreira acadêmica", afirma.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgeps@ufscar.br
10/01/2013
13:00:00
21/01/2013
10:00:00
Artur Vergennes
Não
Não
5341