Departamento de Metodologia de Ensino exibe documentário que analisa a prática docente no Brasil

São Carlos
No dia 6 de outubro, o Departamento de Metodologia de Ensino (DME) e o Núcleo Pedagógico de Formação de Professores organizam a exibição do documentário "O que (ainda) está por vir: O desejo de ser professor no Brasil e seus desafios", com roteiro escrito pelo professor Marcos Pires Leodoro do DME e direção de Lucas Bonalumi,  graduado no Curso de Imagem e Som da UFSCar.

O filme aborda o cenário do magistério no Brasil sob perspectiva de três licenciandos com diferentes expectativas acerca do ofício, que relatam seus desejos e dúvidas na atuação como professor. O documentário busca responder três perguntas acerca da formação e prática docente: "Como surge e se manifesta o desejo de exercer o ofício de professor?", "Que desafios o licenciando enfrenta em seu processo de formação?" "Quais são suas expectativas em relação ao futuro?" e também analisa as influências da formação escolar, as contingências da vida pessoal, os anos de graduação na universidade e as vivências dos estagiários de docência na escola pública.

O documentário captura a autenticidade dos depoimentos dos licenciandos, sem buscar construir ou corroborar o discurso da docência enquanto “vocação”. O trabalho foi desenvolvido como parte do projeto de pesquisa "O Estágio Supervisionado enquanto espaço para construção de identidade profissional: desafios da formação inicial para a docência", desenvolvido no DME sobre a constituição das identidades docentes nos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura. 

A exibição, que é gratuita e aberta a todos os interessados, ocorre no Auditório 2 da Biblioteca Comunitária, localizado na área Norte do Campus são Carlos, a partir das 19 horas.
01/10/2014
13:00:00
06/10/2014
20:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
6778
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.