Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Um projeto de extensão da UFSCar desenvolve, desde maio de 2017, trabalho no Assentamento Rural Santa Helena, localizado na Represa do 29, em São Carlos. A iniciativa pretende fortalecer o local com ações que tenham a participação da comunidade assentada, de alunos e docentes da Instituição, com base no conceito da resiliência socioecológica. <br><br>A resiliência socioecológica significa buscar formas de analisar e lidar com as mudanças ambientais, sociais, governamentais, dentre outras, considerando a realidade e as necessidades dos sistemas socioecológicos - formados por comunidades humanas em interação com a natureza -, como os assentamentos rurais, por exemplo.<br><br>Rodolfo Antônio de Figueiredo é docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordena o projeto de extensão "Ações para fortalecimento da resiliência do sistema socioecológico Assentamento Rural Santa Helena, município de São Carlos (SP)", que conta com oito integrantes, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. De acordo com ele, a resiliência socioecológica busca manter as características das pessoas e do ambiente que estão no sistema socioecológico de modo a garantir que elas sobrevivam às mudanças. O professor aponta que o Assentamento Santa Helena foi escolhido porque é um sistema socioecológico em funcionamento e tem importância social na cidade, visto que seus produtos orgânicos são vendidos em feiras e servidos em escolas de São Carlos. O assentamento produz, em sua maioria, hortaliças, cultivadas por várias famílias que residem no local, composto por 14 lotes, com 3,5 hectares cada.<br><br>"Nossa questão inicial foi analisar quais características desse sistema socioecológico precisavam ser mantidas frente a diferentes tipos de mudanças, considerando as dificuldades que essa comunidade tem no acesso à educação, à saúde e ao transporte", afirma Figueiredo. Ao mesmo tempo, há a preocupação ambiental que envolve a análise de quais espécies estão presentes na comunidade, que áreas têm ou não cobertura vegetal, quais alimentos são produzidos e as técnicas utilizadas. "Procuramos ter o olhar mais holístico possível e buscar soluções conjuntas com os assentados", explica o professor. Além das reuniões internas, o grupo mantém encontros semanais na comunidade para conhecer os problemas e levantar possíveis ações que possam solucioná-los.<br><br>Como exemplo, Figueiredo cita o caso de uma senhora, agricultora no assentamento, que tem seu lote em local com maior dificuldade de acesso à água e, por ser sozinha, também enfrenta limitações no cultivo. "Pensamos no caso dessa senhora e levamos a proposta de implantar no lote dela o sistema agroflorestal, em que a produção de alimentos é integrada com plantas nativas. Após algum tempo de funcionamento, esse sistema exige menos esforço do produtor, demanda menos água e gera renda da mesma forma. Apesar de não conhecer a técnica, a agricultora decidiu iniciar o sistema em parte do seu lote para aferir os resultados", conta Figueiredo. Daniel Costa, professor do DCAm que integra a equipe do projeto, também avaliou o local e está pesquisando alternativas de baixo custo para melhorar a distribuição de água.<br><br>Uma das primeiras ações do projeto no assentamento foi a realização de um diagnóstico participativo. "A principal questão que levantamos é a falta de mais pessoas para atuar no cultivo dos alimentos. A maioria dos agricultores de lá tem mais de 60 anos e acabam enfrentando dificuldades em suas produções", relata o coordenador. Nesse caso, a solução encontrada foi promover mutirões com os estudantes da Universidade que vão até o assentamento para ajudar no cultivo. "Já realizamos dois mutirões e o saldo é positivo. Os alunos têm interesse em aprender técnicas agrícolas, construção de canteiros e adubação, que são conhecimentos dos assentados. Ao mesmo tempo, os estudantes interagem com a comunidade e ajudam na produção. Unimos o conhecimento da academia com a experiência popular", destaca Figueiredo.<br><br>Ao longo deste ano, outras atividades também foram realizadas. A equipe da UFSCar atuou na organização da I Semana de Agricultura Orgânica de São Carlos, em setembro, que deu maior visibilidade ao assentamento e sua produção; e da Festa Julina da comunidade, que foi promovida com o objetivo de levantar recursos para aquisição de um equipamento agrícola. "Também fizemos reuniões para apresentar aos agricultores o conceito da resiliência socioecológica e suas premissas principais, a diversidade biológica e o capital social. Ou seja, a necessidade de diversificar a fauna e a flora do local e a de maior interação entre os agricultores para que o assentamento esteja fortalecido frente a qualquer mudança que surgir", conta o docente.<br><br>Todo esse trabalho já tem mostrado efeitos positivos. "Além dos benefícios gerados para essa comunidade rural, o projeto da Universidade tem relevância acadêmica, pois novos conhecimentos estão sendo adquiridos. O conceito de resiliência socioecológica é forte, mas é novo. Com esta ação, estamos levantando questões que podem ser teorizadas depois, são novos conhecimentos para a literatura científica da área", avalia Figueiredo. Para o próximo ano, a expectativa da equipe da UFSCar é dar continuidade e avançar nas ações junto ao Assentamento Santa Helena, mas a coordenação já planeja estender a iniciativa para outras comunidades rurais da região. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. 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