Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. O Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar completou 30 anos em 2017 e, para celebrar a data, realizou evento comemorativo no dia 22 de novembro. A abertura solene teve a participação do Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, Ademir Donizeti Caldeira, que é docente do DME; da Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), ao qual o Departamento está vinculado, Maria de Jesus Dutra dos Reis; e do atual Chefe do DME, Fernando Stanzione Galizia. Em seguida, Galizia falou sobre o momento atual do Departamento, em mesa que contou com contribuições das também docentes do DME Maria Waldenez de Oliveira e Denise de Freitas, além de Lauro Freitas Rodrigues, ex-aluno do curso de Licenciatura em Física da UFSCar, hoje professor da rede estadual de ensino. A cerimônia foi finalizada com homenagens e um momento de confraternização entre as pessoas presentes.<br><br> Maria Waldenez de Oliveira, que integra o Departamento desde a sua criação, em novembro de 1987, conta que a área de Metodologia de Ensino já estava configurada antes mesmo da criação do DME, como área dentro do antigo Departamento de Tecnologia Educacional e, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), criado em 1975. Oliveira destaca, sobretudo, como a formação de professores faz parte da história da UFSCar desde o seu início, já que em 1971, segundo ano de atividade da Universidade, a Instituição criou seu curso de Pedagogia.<br><br> Hoje, são 25 os docentes efetivos do DME, que atuam em 15 cursos de graduação no Campus São Carlos da UFSCar, sendo 13 de licenciatura e 2 de bacharelado. Além disso, os docentes do DME atuam em diversos programas de pós-graduação. "Somos um departamento muito abrangente, temos essa presença em tantos cursos e áreas diferentes, o que é uma força e, também, um desafio, já que queremos ampliar os espaços para trocas entre nós, e já estamos planejando estratégias para tanto", registra Galizia, destacando também a diversidade de atuação no que diz respeito às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.<br><br> A diversidade de formação e de atuação entre os docentes do Departamento também é destacada por Oliveira. "Além das licenciaturas, também formamos professores para o ensino profissionalizante, no curso de Enfermagem, e outros agentes educacionais para a educação em comunidade, na própria Enfermagem e na Gerontologia. Isso, junto com a nossa formação e a nossa atuação nas áreas específicas, configura um conjunto de pessoas muito diverso e nos coloca o desafio da convivência na diversidade", registra a professora. Também pensando sobre a diversidade, Denise de Freitas destaca outro aspecto: o desafio de transformar teoria em ação. "Em um quadro agudo de desigualdades socioculturais, a formação é central na busca por uma sociedade mais justa, e isso envolve paradoxos. De um lado, temos de formar para uma sociedade do conhecimento, para o mercado de trabalho De outro, a ação dos professores da Educação Básica deve promover a transformação para além dessa sociedade, a formação humana integral, que permita ao sujeito refletir sobre os impactos dessa perspectiva na qualidade de vida das pessoas e no ambiente E a nossa estrutura curricular, na formação para a docência, ainda não inova a ponto de promover essa transformação para além do campo teórico, transformando bons discursos e programas em práticas e ação", reflete. "Nós precisamos de um pacto muito grande para avançar, para construirmos esses caminhos no âmbito do diálogo, e por isso nosso desafio maior é formar professores preparados para essa construção", conclui.<br><br><strong>Pesquisa e extensão</strong><br> Além da graduação e da pós-graduação, são vários os grupos de pesquisa liderados por docentes do DME, ou que contam com sua participação, e o Departamento é responsável por 470 projetos e 14 programas de extensão. Outro destaque é o envolvimento em projetos institucionais como o Programa de Ações Afirmativas da UFSCar, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Consolidação das Literaturas (Prodocência), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Idiomas sem Fronteiras (IsF), dentre vários outros. Essa preocupação que vai além do campo teórico, que busca permanentemente chegar até as políticas públicas, programas e projetos que aprimorem a formação de professores e a Educação no Brasil, foi uma das tônicas no momento das comemorações dos 30 anos do DME, especialmente considerando o difícil momento pelo qual passa o País.<br><br> "O DME tem estado presente na construção e na avaliação de políticas públicas importantes. Localmente a atuação também é muito relevante, especialmente nos estágios, que nos aproximam das escolas e nos permitem refletir junto com os professores. Isso é feito em um momento no qual, por exemplo, a violência está muito presente no cotidiano da escola, e a produção de conhecimento em diálogo leva à possibilidade de construção de cenários diferentes", avalia Freitas. "Não é por acaso que a escola é tão atacada, que há tanto esforço em tentar desvalorizá-la, assim como ao professor. A escola é um lugar com imenso potencial para a transformação social, que pode mostrar às pessoas como elas têm competências, potência Que pode fomentar o protagonismo dessas pessoas em todas as esferas da sociedade. Vejam que lugar!", reflete Oliveira, inclusive para evidenciar, nos 30 anos do DME, como a metodologia de ensino é muito mais que transformar uma linguagem técnica em um conteúdo a ser ensinado. "Apesar de toda a ação que o DME vem desempenhando há 30 anos, a realidade e o atual momento da Educação brasileira exigem ainda mais. A tarefa ainda está aí a ser feita, a luta ainda precisa ser travada, tendo como armas a reflexão e a criticidade, e como objetivos fortalecer a escola pública, gratuita e de qualidade, além de formar professoras e professores capazes de atuar a partir de outra lógica educativa, que seja inclusiva, crítica e reflexiva", sintetiza Galizia. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. 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