Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. "O equilíbrio emocional é fundamental em todos os aspectos da nossa vida cotidiana. Estamos expostos diariamente a situações estressantes e a forma como as enfrentamos determina se adoeceremos ou não". Essa afirmação é de Camila Bianchini, pesquisadora responsável pelo estudo "Treinamento em equilíbrio emocional para redução do estresse e promoção da saúde em meio acadêmico", desenvolvido durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar, sob orientação de Eliane da Silva Grazziano, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da Instituição.<br><br>A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2016 e contou com a participação de 59 estudantes universitárias de graduação e pós-graduação (<em>strictu sensu</em>) do Campus São Carlos da UFSCar. O objetivo foi avaliar os efeitos de uma intervenção para a redução da ansiedade, do estresse e da depressão e para melhoria da capacidade de atenção nas estudantes. Camila Bianchini diz que optou por trabalhar somente com participantes do sexo feminino, pois estudos atuais indicam um maior nível de estresse e depressão entre mulheres do que em homens e também com a finalidade de homogeneizar os grupos para comparação dos resultados.<br><br>Ela relata que as voluntárias foram divididas em dois grupos: grupo de intervenção com 27 estudantes e grupo controle com 32. O grupo que passou pela intervenção completou um programa de oito semanas, com encontros semanais de 2h30 de duração, composto por exercícios de Hatha Yoga e pelo Cultivating Emotional Balance Course (CEB) - curso/treinamento em equilíbrio emocional. Todas as participantes completaram questionários autoaplicáveis e validados no Brasil antes do início da intervenção e após o período de oito semanas. O grupo controle apenas preencheu os mesmos questionários.<br><br>Do total, "a maioria das estudantes foi classificada como estressada - 69,5% -, sendo que as alunas de pós-graduação apresentaram maior prevalência do estresse - 75%", comenta Bianchini. A pesquisadora aponta que o resultado do estudo indicou que houve uma redução estatisticamente significativa dos índices de estresse, ansiedade e depressão nas voluntárias que participaram da intervenção proposta. "Para os escores de atenção, não foram identificadas diferenças significativas", completa. <br><br>Outro destaque foi que, curiosamente, as participantes que não exerciam atividade remunerada e se dedicavam somente aos estudos apresentaram mais estresse do que aquelas que estudavam e trabalhavam concomitantemente. Segundo Bianchini, a valoração de um evento considerado estressante é individual e depende das crenças, recursos físicos e cognitivos, experiências, sentimentos, emoções e afetividade de cada pessoa. <br><br>A pesquisadora alerta que "o estresse contínuo pode favorecer o surgimento de transtornos de ansiedade e de humor, sendo a depressão o mais prevalente". Tais transtornos influenciam diretamente o rendimento acadêmico dos alunos por afetarem a memória, a atenção, a concentração e a capacidade de resolução de problemas. "No que diz respeito aos contextos familiar e social, esses transtornos prejudicam o relacionamento entre as pessoas e a qualidade de vida dos indivíduos", afirma ela. <br><br>O método utilizado no grupo de intervenção - CEB - é uma estratégia cognitivo-comportamental inovadora que possui como objetivo desenvolver no praticante o conhecimento da origem e comportamento das emoções em si próprio e no outro e, dessa forma, promover a saúde física, mental e social. Camila Bianchini aponta que os resultados da pesquisa indicam o uso de tal intervenção como possível ferramenta para o gerenciamento do estresse entre estudantes universitários apresentando vantagens como a possibilidade de ser realizado em grupo e o baixo custo de implementação. "Ressalto a importância das universidades promoverem o acesso dos discentes a intervenções para o gerenciamento do estresse, a fim de reduzir os efeitos negativos das grandes demandas acadêmicas e proporcionar uma melhor vivência da experiência universitária, sem prejuízos à saúde física e mental dos alunos", conclui Bianchini.<br><br>A pesquisa foi a primeira no Brasil a utilizar a intervenção com o CEB em população de estudantes. A defesa da dissertação do mestrado de Camila Bianchini será realizada no próximo dia 20 de fevereiro, na UFSCar, tendo como banca examinadora a orientadora da pesquisa, professora Eliane da Silva Grazziano; Ana Lúcia Siqueira Costa, da Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo (USP); e Karla de Melo Batista, docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 52981_equilibrio_emocional_pbay_editada_6695391937780690332.jpg — image/JPEG, 33 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.