Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. A professora Maria Gebara, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, e o professor Jesús Meneses, diretor do Departamento de Didáticas Específicas da Universidad de Burgos (UBU), na Espanha, se uniram na organização da coletânea <em>"Estrategias didácticas para la enseñanza de la Física"</em>. No livro, são apresentadas propostas, no âmbito da Física, de atividades para os alunos, orientações sobre a utilização em sala de aula das estratégias abordadas, além de uma ampla informação bibliográfica sobre essas estratégias. <br><br>"Ao longo dos capítulos são indicadas inúmeras referências para se aprofundar no assunto. Há também uma proposta de atividade para sala de aula, a título de ilustração", detalha Gebara. Um dos vários recursos discutidos no livro, por exemplo, são os filmes de ficção científica (FC) nas aulas de Física. "Discute-se o porquê de filmes de FC; as relações entre Ciência e cinema na história; como são produzidos esses filmes; o que caracteriza um filme de FC; quais as contribuições para as aulas de Física; o papel do professor como mediador quando opta pelo uso de filmes de FC; e como filmes de FC podem afetar a percepção de Ciência". <br><br>O livro foi lançado em janeiro deste ano, nos dois formatos - <em>e-book</em> e livro físico -, ambos disponíveis no <u><a target="_blank" href="https://www.unebook.es/es/ebook/estrategias-didacticas-para-la-ensenanza-de-la-fisica_E0002639620">site da Unebook</a></u>, e se destina a futuros professores de Física, assim como a professores que já estão no exercício da profissão. "No momento, estou traduzindo os capítulos dos autores espanhóis e nosso desejo é publicar o livro também no Brasil", conta Gebara.<br><br>A obra foi estruturada entre agosto de 2016 e julho de 2017, período em que Gebara realizou um pós-doutorado na UBU. "Todos os capítulos foram escritos nesse período", conta a docente. "Praticamente todos os autores são professores universitários que, além de pesquisadores na área de ensino de Física, atuam em cursos de formação de professores". Entre os autores, estão também Everton Lopes Batista, ex-aluno de Gebara na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente repórter do jornal <em>Folha de São Paulo</em>; e Letícia Estevão Moraes, orientanda de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática de Gebara na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).<br><br>A professora explica que o convite para cada autor levou em consideração o interesse e a familiaridade com o tema. "Por exemplo, o capítulo sobre modelagem no ensino de Física foi escrito pelo professor Marco Antonio Moreira, renomado pesquisador brasileiro que há tempos se dedica a esse assunto". "Esse livro, particularmente, foi planejado em função de algumas das disciplinas que ministro no curso de Licenciatura em Física do campus de Sorocaba. Todas as estratégias apresentadas são discutidas nessas disciplinas", conclui a docente da UFSCar. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 53836_unnamed_4409522565710435878.jpg — image/JPEG, 47 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.