Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. O <u><a target="_blank" href="http://www.labi.ufscar.br/">Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico </a></u>(LAbI) da UFSCar, em parceria com o <u><a target="_blank" href="http://cdmf.org.br/">Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais</a></u> (CDMF), acaba de lançar mais uma produção com o objetivo de contribuir para a ampliação da cultura científica no Brasil, desta vez voltada às crianças. A série "As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton" é composta por seis vídeos em que personagens representados por bonecos de espuma passam por experiências cotidianas nas quais surgem questões relacionadas à luz que, para serem respondidas, demandam conhecimentos de diferentes áreas. Além da precisão de conceitos científicos, também houve cuidados pedagógicos no planejamento da série, como, por exemplo, o uso da redundância para favorecer a compreensão dos assuntos abordados.<br><br>Em "As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton", Clarice e seu cachorro Nub são a identidade secreta dos heróis Ultravioleta e Fóton que, com a ajuda de Guaraci, o Senhor da Luz, desvendam os mistérios que surgem nas aventuras que vivem com os amigos Helena e Luizo. Em cada episódio, uma área do conhecimento é mobilizada: os personagens lidam com questões relacionadas à Química (quimioluminescência), à Biologia (fotossíntese), à Astronomia (vida das estrelas), à Saúde (funcionamento e estrutura do olho), à Física (decomposição da luz) e à Microscopia (funcionamento do microscópio). Além dos conceitos, os episódios também abarcam questões relacionadas à diversidade e à inclusão, dentre outras temáticas consideradas relevantes na formação de crianças e jovens.<br><br>Os vídeos compõem a chamada "Trilha da Luz", segunda trilha do projeto "Caminhos do Conhecimento", espaço virtual e museu a céu aberto no Campus São Carlos da UFSCar, que busca aproximar pessoas de diferentes idades aos locais em que o conhecimento científico é produzido. A versão experimental havia sido lançada em 2015, durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na UFSCar. Agora, em nova plataforma, o projeto ganha a sua segunda trilha, que vem se somar à "Trilha do Conhecimento", com 17 vídeos que introduzem o visitante a diferentes áreas do conhecimento presentes na Universidade.<br><br>Os seis novos vídeos, voltados ao público infantil, foram desenvolvidos a partir de projeto relacionado ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, que recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto TIM. As atividades começaram com um curso de formação de futuros professores de ciências (estudantes em cursos de licenciatura da UFSCar), que contribuíram com as ideias iniciais para os roteiros da produção. Todos os episódios podem ser conferidos em <u><a target="_blank" href="http://www.caminhos.ufscar.br/places/quimica-luz/">www.caminhos.ufscar.br</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 54145_ultra2_sc_3786774507951309230.jpg — image/JPEG, 29 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.