Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Um projeto de difusão do conhecimento em Botânica realizado no Campus Lagoa do Sino da UFSCar acaba de ser incluído entre os melhores trabalhos apresentados na <u><a target="_blank" href="http://contecsi.fea.usp.br/index.php/contecsi/15CONTECSI">15ª Contecsi - Conferência Internacional em Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia</a></u>, realizada de 23 a 25 de maio, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho intitulado "Difusão e popularização de conhecimento botânico na Lagoa do Sino via QR Code" foi realizado por Claudio Silas Figueira Antunes Junior, estudante do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itapetininga, sob orientação de Daniel Baron, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar, sediado no Campus Lagoa do Sino. Foram coorientadores Fernando Periotto, também docente do CCN, e Jefferson Biajone, da Fatec.<br><br>A iniciativa de difusão do conhecimento em Botânica foi realizada no âmbito da Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) "Difundindo e popularizando a identificação de espécies arbóreas pela UFSCar: utilização de smartphones como ferramenta metodológica no aprendizado de Botânica", oferecida em 2017 no Campus, sob a coordenação de Baron e Periotto e com a participação de Antunes Junior como aluno. A proposta da Atividade partiu da constatação de dificuldades na abordagem da Botânica na Educação Fundamental, da pouca oferta de materiais didáticos e, consequentemente, de desafios para despertar o interesse de crianças e jovens nesse conhecimento. Assim, a ideia foi associar o uso disseminado dos smartphones à busca por fomentar o gosto pela natureza, pela Botânica e, também, por divulgar o Campus Lagoa do Sino e seus cursos de graduação.<br><br>Na Aciepe, o primeiro passo foi o levantamento botânico das espécies presentes no Campus. As informações foram então organizadas em textos, voltados à compreensão de diferentes públicos, disponíveis online. Foram instaladas placas com QR Codes no pé das árvores, levando a essas páginas informações sobre elas. Essas placas estão nas trilhas percorridas durante o evento "Lagoa do Sino de Porteiras Abertas" que, anualmente, leva ao Campus mais de dois mil estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares. No evento, foram realizadas enquetes junto a esse público, para avaliar o impacto do uso do QR Code, e os resultados dessa pesquisa compõem o trabalho premiado na Contecsi. "Nosso Campus está localizado em uma região com baixíssimos números de IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], ampla pobreza e escassez de oportunidades, o que torna eventos que aproximam a comunidade da Universidade muito importantes, com caráter amplo de promoção do contato com a Ciência e, mais especificamente, do processo de ensino e aprendizagem em ambientes não formais, como o que buscamos com o uso da tecnologia de QR Codes", avalia Periotto, comemorando o reconhecimento na Conferência. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 54890_ccn_qrcode_sc_1924088834576763105.jpg — image/JPEG, 42 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.