Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Até o dia 6 agosto, está aberto o período de inscrição para o curso de extensão "Formação de professores para apropriação didático-pedagógica do Raciocínio Computacional", promovido pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), ambos da UFSCar. O curso é destinado a professores da Educação Básica pública ou privada - ensinos Infantil, Fundamental e Médio -, bem como a estudantes das licenciaturas.<br><br>O objetivo é capacitar docentes - em exercício ou em formação - para uso pedagógico das habilidades do Raciocínio Computacional (RC) em suas atividades didáticas. Assim, a iniciativa visa promover um espaço virtual formativo e colaborativo para que os participantes possam trabalhar aspectos de RC com professores que tenham diferentes experiências. "Nesta proposta, procuramos compreender como a Ciência da Computação pode se articular com a escola, e entender quais mudanças a tecnologia pode provocar na postura metodológica interdisciplinar do professor e na percepção dos estudantes. Esperamos que os resultados das ações tenham impacto nas atividades de ensino dos professores em formação e dos professores experientes ou em início de carreira", explica Cármen Lúcia Brancaglion Passos, docente do DTPP e responsável pelo curso, juntamente com Ecivaldo Matos, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).<br><br>O conteúdo programático envolve temas como "Introdução às abordagens epistemológicas e metodológicas da computação escolar"; "Conceito e habilidades do Raciocínio Computacional"; "Conceito da Computação Desplugada Interdisciplinar"; "Oficina de Raciocínio Computacional"; dentre outros. A expectativa é que os participantes sejam capazes de compreender o que é RC e como integrá-lo como mais um recurso à sua prática didática.<br><br>Com carga horária de 60 horas, a atividade será realizada entre agosto e novembro de 2018, com aulas presenciais e o uso de ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de <u><a target="_blank" href="https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhqup_QZ4hKBheG8xnSzlnqgNHkmH1cFuyQDXeSOp3UDuYCQ/viewform">formulário online</a></u>. Após o envio da ficha de inscrição, a organização do curso entrará em contato com as pessoas interessadas para mais informações. O início das aulas está previsto para o dia 16 de agosto, às 19 horas, na sala 30 do edifício de aulas teóricas AT8, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.<br><br>O curso de extensão "Formação de professores para apropriação didático-pedagógica do raciocínio computacional" é desenvolvido também em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails <u><a target="_blank" href="mailto:carmen@ufscar.br">carmen@ufscar.br</a></u> ou <u><a target="_blank" href="mailto:ecivaldo@ufba.br">ecivaldo@ufba.br</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 55402_sc_1101754541644795992.jpg — image/JPEG, 75 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.