Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. É comum encontrarmos histórias em quadrinhos de humor em livros didáticos de Inglês. Mas quais são as possíveis discursividades que atravessam esse tipo de material? Essa é uma das perguntas que motivou Ilka de Oliveira Mota, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, a desenvolver um estudo que resultou na sua tese de doutorado, defendida no Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O estudo também foi publicado em artigo intitulado "<u><a target="_blank" href="https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/139732">O humor em tiras em quadrinhos</a></u>" pela revista Literartes, da Universidade de São Paulo (USP).<br><br>O artigo traz para a reflexão o funcionamento discursivo do humor em tiras em quadrinhos presentes em livros didáticos de Inglês. O objetivo foi compreender o funcionamento discursivo do humor levando em consideração o lugar de sua produção: tiras em quadrinhos.<br><br>O interesse da autora pelas histórias em quadrinhos vem tanto de sua infância, época em que lia esse tipo de gênero textual, quanto da sua relação como professora com o ensino de Língua Inglesa em escolas públicas do Estado de São Paulo, entre os anos de 1999 a 2002. "A respeito do humor, desde a mais tenra idade tenho identificação com o discurso humorístico. Sempre gostei de piadas e de pregar peças nas pessoas, como tocar campainha das casas alheias e sair correndo e imitar colegas, especialmente aqueles com os quais eu tinha uma certa antipatia", revela Mota. E esclarece: "Neste último caso, era o cômico, conforme a distinção estabelecida por Freud, que estava fortemente presente em minha vida".<br><br>Na esteira materialista aberta por Michel Pêcheux (1982) e Milner (1987), a autora parte do pressuposto de que o humor e a poesia não são o "domingo do pensamento"; eles pertencem, isto sim, aos "meios fundamentais de que dispõem a inteligência política e teórica" e considera, junto com o segundo autor, que "nada da poesia é estranho à Língua". Noutros termos, para Mota, o humor e a poesia são constitutivos da Língua e da história, sendo que a Língua só significa na sua relação com a história. <br><br>O objeto de pesquisa foi livros didáticos de Inglês como Língua Estrangeira dos ensinos Fundamental e Médio que circularam em escolas públicas de Campinas (SP) e região. Ancorada no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso na interface com os estudos freudianos sobre o campo da comicidade, entre outros resultados, a pesquisa mostrou que em todos os recortes apresentados, a Língua comparece como espaço de jogo, dando lugar a deslizes, atestados pela existência da comicidade na interface com a arte quadrinizada. Como exemplo, a autora cita o sistema linguístico, surpreendendo sua própria estrutura significante; a ideia de que o humor é uma "mera brincadeira", sem maiores consequências para a subjetividade e o psiquismo; e a ideia de que textos quadrinizados não servem como potenciais objetos de ensino. <br><br>Também foi observado pela pesquisadora que o material apresentado é permeado por vários traços culturais, já que há sempre uma relação necessária da comicidade e da arte quadrinizada com o ambiente sociocultural. Desta forma, os estudos indicaram que a relação entre o campo da comicidade e a arte quadrinizada apresenta um funcionamento bastante peculiar e se revela um lugar profícuo para a produção da leitura tanto no contexto didático-pedagógico de Línguas (materna e estrangeira) quanto fora dele.<br><br>O artigo completo pode ser conferido no <u><a target="_blank" href="https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/139732">site da revista</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 57669_ilka4_6473422511270871094.jpg — image/JPEG, 22 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.