Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Implementar atividades com caráter socioambiental em uma escola pública da cidade de Uberaba (MG). Este é o principal objetivo do projeto "Amigo do meio", que integra as ações práticas da pesquisa de doutorado de Ricardo Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar, realizada sob orientação do professor Carlos Roberto Massao Hayashi, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade.<br><br>Segundo Almeida, a pesquisa adota metodologia participante e envolve cerca de mil alunos, com idade entre 5 e 16 de anos, da Escola Municipal Santa Maria, de Uberaba, além de pais, professores e funcionários. "O projeto é derivado de um diagnóstico participativo que apontou a escola como um dos principais atores sociais que interagem com os moradores. Além disso, esta escola foi selecionada para integrar a pesquisa por atuar com grupos de liderança formados por alunos da própria instituição", explica ele. <br><br>Os grupos de liderança constituem um trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba que incentiva a formação política e cidadã de jovens do Ensino Fundamental. "Com a parceria firmada com esses grupos, em 2017 demos início às atividades de observação e de desenvolvimento de práticas socioambientais no âmbito escolar", conta o pesquisador. De acordo com Valéria Salgado dos Santos Cruz, Diretora da escola, a Educação Ambiental faz parte do projeto político-pedagógico adotado. "Ela permeia nossas atividades diárias, em que estudantes e professores se dedicam a conscientizar a comunidade para que possamos ter um mundo melhor", garante ela.<br><br>Ao longo da pesquisa, a comunidade escolar passou por etapas de planejamento e implantação de práticas socioambientais. "Fizemos sinalização educativa por toda escola, abordando o consumo consciente de água e de energia elétrica; desenvolvemos atividades de divulgação em salas de aula e refeitório; e organizamos coletores de materiais recicláveis, orgânicos e de resíduos eletrônicos. Também criamos uma central de coleta seletiva para armazenamento de resíduos e firmamos parceria com uma cooperativa de catadores. Outra ação consistiu na oferta de oficinas de reciclagem e na promoção de bazares e mostras de empreendedorismo a partir dos produtos confeccionados nas oficinas, como forma de gerar renda para a sustentabilidade financeira do projeto", enumera Almeida. <br><br>Além disso, a comunidade escolar construiu hortas com a utilização da água da chuva e de fertilizante produzido pela técnica de compostagem com restos de frutas. Também foram realizadas visitas técnicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Cooperativa dos Recolhedores de Recicláveis de Uberaba e na Usina Hidrelétrica de Igarapava (SP), oportunizando aos alunos conhecer, na prática, o funcionamento dessas organizações. <br><br>As atividades foram conduzidas pelo pesquisador, em parceria com a coordenação dos grupos de liderança, e contou com o engajamento dos estudantes que, além de colocarem a "mão na massa" e concretizarem as ações na escola, também promoveram a conscientização ambiental e o empreendedorismo social entre eles. "Nossas ações foram inéditas no âmbito da escola e promoveram transformações de acordo com a demanda da instituição. Todas elas desencadearam uma mudança de hábitos, seja em relação à utilização dos recursos naturais - água e energia elétrica -, ou à preservação do bem público e ao descarte de resíduos sólidos. Antes do projeto, esses temas ficavam limitados apenas às abordagens teóricas; após a implantação, avançamos para o processo de transformação de práticas e fortalecimento de atitudes sustentáveis. Envolvemos, assim, teoria e prática para difundir o conhecimento nas ações cotidianas da comunidade escolar", avalia Almeida.<br><br>De acordo com o pesquisador, a implantação de processos de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental potencializou o protagonismo dos grupos de liderança e despertou a comunidade escolar para a responsabilidade socioambiental. Na opinião da professora Mary Cruvinel, orientadora dos grupos de liderança, a construção de um mundo melhor começa com esses estudantes. "Nossa principal contribuição enquanto educadores é desenvolver a consciência e as atitudes dos nossos alunos para que eles sejam os protagonistas das transformações positivas na sociedade", destaca ela.<br><br><strong>Seleção do projeto pelo Circuito Urbano ONU-Habitat</strong><br>O projeto foi aprovado para integrar o Circuito Urbano do <u><a target="_blank" href="https://nacoesunidas.org/agencia/onuhabitat/">Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos</a></u> (ONU-Habitat), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de dar visibilidade às ações socioambientais relevantes implementadas no Brasil. Em 2018, o ONU-Habitat teve como tema "Construindo cidades sustentáveis e resilientes", com 102 projetos inscritos e 63 aprovados, totalizando 29 cidades participantes. <br><br>Com a aprovação do projeto, Almeida elaborou e apresentou um <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=Ktkt_iAdKUI&feature=youtu.be">vídeo de divulgação</a></u>, que traz um resumo das principais práticas socioambientais desenvolvidas com a comunidade escolar durante dois anos de pesquisa participante. O vídeo contou com o protagonismo dos estudantes, que apresentaram as atividades realizadas e, sobretudo, mostraram as atitudes e os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto. Para Almeida, ter sido selecionado pelo programa da ONU é um grande reconhecimento dos esforços empreendidos. "Foi muito importante para estimular e valorizar o trabalho educativo realizado por todos nós na escola, uma vez que a visibilidade contribui para fortalecer parcerias e mostrar que é possível desenvolver a Educação Ambiental de forma gradativa e transformadora", afirma.<br><br>Segundo o pesquisador, a perspectiva é que as atividades realizadas desencadeiem um processo de apropriação por parte da comunidade escolar, promovendo, de forma contínua, hábitos saudáveis. "Acredito que a proposta também possa inspirar outras escolas e comunidades a replicar as ações", conclui. A tese deve ser defendida pelo autor em 2020. O vídeo de divulgação do projeto pode ser acessado no <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=Ktkt_iAdKUI&feature=youtu.be">YouTube</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. 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