Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar o lançamento do livro "Jogos e mediação docente: contribuições para o ensino da Matemática", publicado pela Editora Appris e de autoria de Patrícia Pereira, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, e Paulo Cézar de Faria, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da Universidade. <br><br>A obra apresenta um relato de experiência com jogos matemáticos, realizada com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, na busca para a internalização de conceitos envolvendo as operações de adição e subtração. Seu intuito é refletir sobre a importância da mediação docente em atividades planejadas intencionalmente com o uso de jogos, sob o aporte da teoria histórico-cultural. Por meio de uma linguagem clara e dinâmica, os autores buscam traçar caminhos para desmistificar o temor pela aprendizagem da Matemática.<br><br>Na ocasião, Pereira e Faria também realizarão uma roda de conversa, que abordará os temas principais do livro. A iniciativa é gratuita, aberta às pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 16 horas, no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no <u><a target="_blank" href="http://www.saci.ufscar.br/data/solicitacao/38844_convite_lancamento.png">cartaz de divulgação</a></u>.<br><br><strong>Sobre os autores</strong><br>Patrícia Pereira é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e mestre em Educação pelo mesmo programa. É especialista em Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui formação inicial em magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam). Atualmente é docente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos e das séries iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. <br><br>Paulo Cézar de Faria é docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da UFSCar e participa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM-Ar). É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, tendo atuado como professor de Matemática em escolas públicas e privadas, tanto no nível Fundamental como no Médio. Elaborou e ministrou cursos de formação continuada para professores de Matemática em todas as regiões do País e assessorou autores na elaboração de livros didáticos de Matemática para um sistema de ensino. Também escreveu livros didáticos para o ensino da Matemática nos níveis Fundamental e Médio. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 59438_livro_portal_3711473781048419966.jpg — image/JPEG, 25 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.