Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. De 20 a 30 de maio, acontece o primeiro ciclo da Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica, proposta contemplada no <u><a target="_blank" href="https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/04052018-Edital-14-2018-Programa-Escola-de-Altos-Estudos-EAE.pdf">Edital EAE nº 14/2018</a></u>, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e realizada pelos programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar; pelos programas de pós-graduação em Psiquiatria e em Saúde Mental, da Universidade de São Paulo (USP); e pelos programas de pós-graduação em áreas correlacionadas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).<br><br>O encontro terá a participação de Linda Liebenberg, professora da Dalhousie University, no Canadá. Liebenberg é referência mundial no campo de estudos e intervenção com adolescentes em situação de risco. Ao longo dos dias, a pesquisadora ministrará conferências e disciplinas sobre temas como resiliência e seu papel na promoção da saúde mental; definição de métodos visuais e como contribuem para estudos sobre estruturas de criação de significado das pessoas; métodos mistos para o entendimento de processos interativos associados a processos cognitivos; estratégias de sucesso para escrita de dissertações; dentre outros. As atividades acontecem no Campus São Carlos da UFSCar e na Universo. A programação completa está disponível <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/programa/">aqui</a></u>.<br><br>Podem se inscrever para as atividades da EAE alunos de graduação dos últimos anos, em especial, nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Neurociências do Desenvolvimento e Educação Especial, pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFSCar e de outras instituições e pesquisa. Os interessados devem se inscrever no <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/">site</a></u> do evento.<br><br>Ao longo do ano, a EAE promoverá mais dois ciclos: em agosto, com a presença de Charles Nelson III, docente na Harvard Medical School, dos Estados Unidos, e referência mundial na Neurociência Cognitiva e do Desenvolvimento; e, no mês de outubro, com Ilina Singh, professora na University of Oxford, do Reino Unido, e cuja pesquisa é centrada nas dimensões éticas e sociais de inovações em Neurociência, Psiquiatria e áreas afins. Mais informações sobre as atividades estão em <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/">http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br</a></u>.<br><br><strong>Sobre a Escola de Altos Estudos - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco</strong><br>A Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica tem como objetivo principal disseminar conhecimento científico de ponta sobre o impacto de experiências de adversidade e negligência no desenvolvimento humano, bem como discutir possibilidades de intervenção, mantendo um olhar atento para as questões éticas envolvidas. A proposta é a de investir neste campo investigativo em três dimensões indissociáveis: a elucidação de abordagens preventivas, a divulgação de modelos clínicos e institucionais bem-sucedidos no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco e a análise aprofundada dos aspectos éticos que norteiam a pesquisa e a intervenção com estes grupos. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/">site</a></u> e em <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/eae.capes">página no Facebook</a></u>.<br><br><strong>Sobre a palestrante</strong><br>Linda Liebenberg é pesquisadora, avaliadora e consultora no campo da resiliência e desenvolvimento comunitário, com um interesse especial por crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. O seu trabalho é voltado para a elaboração de recursos e programas que possam promover desenvolvimento saudável em jovens expostos a diferentes situações de risco, por meio da construção de estratégias formais e informais de promoção de resiliência. A pesquisadora possui também estudos de grande relevância sobre métodos visuais, desenhos longitudinais e quantitativos de pesquisa e intervenção psicológica. Atualmente, Liebenberg mantém parcerias com diversas instituições e organizações internacionais como a Right to Play, The World Bank, The World Health Organization, Save the Children Denmark, e Public Health Agency of Canada. No Brasil, a pesquisadora trabalha em parceria com o professor Alex Pessoa, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. A vinda de Liebenberg ao País representa a possibilidade de continuidade de ações já iniciadas, bem como o fortalecimento de propostas colaborativas que se desdobrem em publicações e estudos interculturais. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 59840_eae_portal_748915197504037857.jpg — image/JPEG, 24 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.