Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. O Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da UFSCar está oferecendo à rede pública de saúde de São Carlos e região serviços de telemedicina, que envolvem tele-educação, teleconsultoria e telediagnóstico. As ofertas são gratuitas e têm por objetivo melhorar a qualidade do ensino e dos atendimentos em saúde prestados pelo HU para a comunidade. A novidade foi tema de reunião entre o HU e o Departamento Regional de Saúde (DRS III) de Araraquara, que abrange 24 municípios.<br><br>A telemedicina trata do uso das tecnologias de informação e comunicação para o fornecimento de dados e atenção médica a pacientes e a profissionais de saúde situados em locais distantes. Os serviços ofertados pelo HU-UFSCar são em três frentes: a teleconsultoria é um canal direto entre os profissionais e teleconsultores em diversas especialidades. O profissional pode tirar dúvidas simples, discutir casos clínicos ou pedir orientações sobre processos de trabalho. O objetivo é apoiar os agentes de saúde na tomada de decisão sobre diagnósticos, terapias e definição prognóstica, com base no melhor nível de evidência científica e proporcionando, assim, o aperfeiçoamento contínuo do profissional e dos atendimentos. Até o momento, as especialidades clínicas disponibilizadas pela equipe do HU são: Cardiologia; Endocrinologia; Geriatria (cuidados paliativos); Clínica médica; Oncologia (cuidados paliativos); e Nefrologia. Também há uma equipe multiprofissional que prestará teleconsultoria nas especialidades de Disfagia adulto e Reabilitação auditiva (Fonoaudiologia); de Cuidados Paliativos (Terapia Ocupacional); e de Enfermagem (curativos). Além disso, há consultoria para o exame de Eletrocardiograma.<br><br>Outro serviço é o de telediagnóstico, que possibilita e emissão de laudos de exames a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes e aumentando a resolubilidade da Atenção Básica. E, por fim, há iniciativas de tele-educação, com cursos, aulas, treinamentos e capacitações para profissionais em diversas temáticas. Ações de tele-educação já são promovidas para a equipe do próprio HU e também da UFSCar, como os Grupos de Interesse Especial (SIGs), que são sessões educacionais entre profissionais de saúde para o aprofundamento do conhecimento nas diversas temáticas da Medicina. Essa atividade é promovida pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute), à qual o HU está vinculado. <br><br>Flávia Pileggi, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, afirma que a oferta dos serviços da telemedicina é uma diretriz da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU, por meio das unidades e-Saúde instaladas nos hospitais da rede. "Através dos serviços prestados por essa unidade, o HU pretende contribuir tanto para a melhoria de suas práticas internas, quanto para a qualidade do cuidado com a saúde da população", diz Pileggi.<br><br>Rodrigo Santos Aguilar, médico do HU, destaca que a telemedicina combate o isolacionismo que muitos médicos enfrentam em territórios distantes dos grandes centros. "A teleconsultoria, por exemplo, é uma ferramenta de aperfeiçoamento permanente em que a busca por soluções de problemas é amplificada e dividida por uma rede multidisciplinar de retaguarda e, por isso mesmo, com maiores chances de sucesso", defende o médico que já teve experiências com a teleconsultoria em outros locais.<br><br><strong>Oferta dos serviços</strong><br>Todas essas ações são realizadas pela unidade e-Saúde do HU-UFSCar, que está integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, instituído em 2007 e redefinido em 2011, e coordenado pelas secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS) do governo federal. <br><br>O sistema de tele-educação poderá ser utilizado por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde. Os serviços de telediagnóstico e teleconsultoria são voltados a profissionais de saúde e de nível superior, com registro profissional ativo e que estejam com o cadastro atualizado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). <br><br>Os interessados devem preencher este <u><a target="_blank" href="https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPcOHBdqOgZlM_1uwPzAa81zefhRlnsUMxGzRaa7UEnzSV2g/viewform">formulário online</a></u> que levará para o atendimento adequado conforme a demanda. As respostas da teleconsultoria têm prazo de até 72 horas para serem enviadas ao solicitante. No telediagnóstico, inicialmente, serão avaliados apenas laudos de eletrocardiograma, que serão analisados duas vezes por semana. <br><br>Em parceria com a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, a equipe do e-Saúde do HU está construindo uma plataforma digital para reunir todos serviços. Até que esse trabalho seja finalizado, o acesso pode ser feito pelo <u><a target="_blank" href="https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPcOHBdqOgZlM_1uwPzAa81zefhRlnsUMxGzRaa7UEnzSV2g/viewform">link</a></u> do formulário online.<br><br><strong>Reunião com o DRS</strong><br>Uma equipe com seis representantes do DRS III participou de reunião no HU-UFSCar para que os profissionais do Hospital apresentassem os trabalhos e a proposta dos serviços para as cidades que compõem a regional. Ficou alinhada a disponibilização das ações de tele-educação, teleconsultoria e telediagnóstico para os municípios e a realização de reuniões de sensibilização nas cidades que serão indicadas pelo DRS e que devem começar no próximo mês. <br><br>As reuniões serão conduzidas pela equipe do HU com o intuito de mostrar aos profissionais de saúde a contribuição que esses serviços podem trazer para a qualidade do trabalho desenvolvido por eles. A ideia é que os encontros sejam projetos-piloto que serão aplicados nos demais municípios que integram o DRS-Araraquara. Para Rodrigo Aguilar, sensibilizar o profissional a utilizar a teleconsultoria como auxílio tecnológico nas demandas do dia a dia da Atenção Básica é muito importante. "A utilização da ferramenta permite melhoria da qualidade dos atendimentos no SUS, com resultados positivos na resolubilidade do nível primário de atenção; expressiva redução de custos e do tempo de deslocamentos; fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso; maior agilidade no atendimento prestado; e otimização dos recursos dentro do sistema como um todo", ressalta o médico.<br><br>Antonio Martins de Oliveira e Sonia Souza Silva, respectivamente, Diretor e Diretora de Planejamento do DRS III, participaram da reunião e acreditam que os serviços promoverão melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica. "O suporte dos especialistas contribuirá para que a Atenção Básica seja resolutiva e reduza gradativamente os encaminhamentos desnecessários, gerando maior vínculo entre as equipes de Atenção Básica e usuários, bem como redução nos gastos e gargalos na atenção de média complexidade", concluem. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 60963_reuniao_drs_telemedicina_editada_2596516469777364126.jpg — image/JPEG, 29 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.