Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. De 1º a 5 de dezembro, acontece o segundo ciclo da Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica, proposta contemplada no <u><a target="_blank" href="https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/04052018-Edital-14-2018-Programa-Escola-de-Altos-Estudos-EAE.pdf">Edital EAE nº 14/2018</a></u>, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e realizada pelos programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar; pelos programas de pós-graduação em Psiquiatria e em Saúde Mental, da Universidade de São Paulo (USP); e pelos programas de pós-graduação em áreas correlacionadas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).<br><br>O encontro terá como convidada Ilina Singh, professora de Neurociência e Sociedade na Universidade de Oxford, onde realiza pesquisa conjunta entre o Departamento de Psiquiatria e a Faculdade de Filosofia (Centro de Oxford para Neuroética e Centro Uehiro). Seu trabalho examina as implicações psicossociais e éticas dos avanços da Biomedicina e da Neurociência para jovens e famílias e reflete um compromisso de longa data de levar as experiências de crianças e jovens à avaliação ética, tomada de decisão clínica e formulação de políticas. <br><br>Na UFSCar, Singh profere a conferência intitulada "<em>Digital tools in mental health: social and ethical considerations</em>" (Ferramentas digitais em saúde mental: considerações sociais e éticas). A palestra, que será ministrada em Inglês e com tradução simultânea, acontece no dia 2 de dezembro, a partir das 16 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos. <br><br>As inscrições para a conferência são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento deste <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/inscricoes/">formulário online</a></u>, disponível no <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br">site da EAE</a></u>. Podem se inscrever alunos de graduação dos últimos anos, em especial, nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Neurociências do Desenvolvimento e Educação Especial, pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFSCar e de outras instituições e pesquisa. No escopo da EAE também haverá, na Universidade, a oferta de uma disciplina, além de conferências em São Paulo. A programação completa pode ser acessada <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/programa/#ciclo2">aqui</a></u>.<br><br><strong>Sobre a Escola de Altos Estudos - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco</strong><br>A Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica tem como objetivo principal disseminar conhecimento científico de ponta sobre o impacto de experiências de adversidade e negligência no desenvolvimento humano, bem como discutir possibilidades de intervenção, mantendo um olhar atento para as questões éticas envolvidas. A proposta é a de investir neste campo investigativo em três dimensões indissociáveis: a elucidação de abordagens preventivas; a divulgação de modelos clínicos e institucionais bem-sucedidos no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco; e a análise aprofundada dos aspectos éticos que norteiam a pesquisa e a intervenção com estes grupos. Mais informações sobre a EAE podem ser obtidas no <u><a target="_blank" href="http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/">site</a></u> e em <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/eae.capes">página no Facebook</a></u>.<br><br><strong>Sobre a pesquisadora</strong><br>Ilina Singh é pesquisadora integrante dos projetos <u><a target="_blank" href="http://www.adhdvoices.com">ADHD Voices</a></u>, <u><a target="_blank" href="http://www.nerri.eu">Neuroenhancement Responsible Research and Innovation</a></u> e <u><a target="_blank" href="http://www.urbanbrainlab.com">Urban Brain Project</a></u>. Em 2014, recebeu o prêmio <em>Wellcome Trust Senior Investigator Award</em> pelo estudo intitulado "Tornar-se bom: intervenção precoce e desenvolvimento moral na psiquiatria infantil". Além disso, contribuiu com vários grupos científicos e políticos, incluindo os Institutos Nacionais de Excelência Clínica do Reino Unido (Nice), os Institutos Nacionais de Saúde Mental dos EUA (NIMH) e o Nuffield Council on Bioethics. É copresidente do Conselho Consultivo de Ética do projeto <u><a target="_blank" href="http://www.eu-aims.eu">EU-AIMS</a></u> sobre tratamentos para o autismo e consultora especialista do <u><a target="_blank" href="http://www.nationalautismproject.org.uk">National Autism Project</a></u>. Já publicou pesquisas em revistas como Nature, Nature Reviews Neuroscience, Ciências Sociais e Medicina e American Journal of Bioethics. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 63513_eae_4021447230002620117.jpg — image/JPEG, 24 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.