Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. No início de novembro, ganhou visibilidade o dado de que, pela primeira vez, o número de jovens negros na Educação Superior pública brasileira (50,3% do total) é maior que o de não negros. No entanto, o indicador, fruto de políticas de ação afirmativa consolidadas a partir de 2012, pode esconder a permanência de várias desigualdades, a começar pelo fato dos negros serem 55,9% da população e, portanto, continuarem sub-representados. Os dados, do estudo "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram, por exemplo, 55,6% da população negra estudante, entre 18 e 24 anos, no Ensino Superior, sendo que o mesmo índice é de 78,8%. Em outro nível educacional, a taxa de analfabetismo entre pessoas negras é de 9,1%, frente a 3,9% entre os brancos.<br><br>Para falar destas e muitas outras desigualdades e do papel da Educação no combate a injustiças históricas e na promoção da equidade, o <u><a target="_blank" href="http://www.labi.ufscar.br/2019/11/19/coletividades-ep-03/">terceiro episódio do podcast Coletividades</a></u> - edição especial para o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro - traz uma conversa com Valter Roberto Silvério, Professor Titular do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, fundador do grupo de pesquisa em Relações Étnico-Raciais no Brasil Contemporâneo, que está completando 20 anos. Participa também Hasani Eliotério dos Santos, mestrando no PPGS, com orientação de Silvério.<br><br>Durante o programa, Silvério recupera análise que fez recentemente na 39ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), partindo de uma trajetória histórica que começa no processo de elaboração da Constituição de 1988, em que direitos de populações historicamente excluídas - como negros e indígenas - são garantidos; passa pela efetivação desses direitos em políticas públicas ao longo de diferentes governos, com destaque às leis nº 10.639/03 - que institui o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas - e nº 12.711/12 - que estabelece cotas na Educação Superior; até chegar ao que caracteriza como um processo de desmonte dessas políticas marcado pela tensão entre Estado e Mercado, associado às disputas em torno do Fundo Social do Pré-Sal. Dos Santos, por sua vez, fala principalmente do papel da Educação, tanto para a mobilidade econômica e social dessas populações, quanto para o reconhecimento, afirmação e valorização de suas identidades.<br><br>"Coletividades" é uma parceria do PPGS com o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. Os três primeiros episódios estão disponíveis no <u><a target="_blank" href="http://www.labi.ufscar.br/">site</a></u> do Laboratório e, também, nos principais aplicativos agregadores de podcasts, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e TuneIn. O contato com a equipe, inclusive para sugestão de pautas, pode ser feito pelo e-mail <u><a target="_blank" href="mailto:podcastcoletividades@gmail.com">podcastcoletividades@gmail.com</a></u>. A produção tem o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 63845_coletividades_2760908521833479451.jpg — image/JPEG, 28 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.