Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Devido à pandemia do novo Coronavírus, a UFSCar suspendeu as atividades acadêmicas <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12556">presenciais</a></u> no dia 14 de março, mas <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12568">continuou a atuar</a></u> de forma predominantemente <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12584">remota</a></u>. <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12578">As atividades presenciais</a></u> continuaram apenas nos serviços essenciais, seguindo as orientações do Comitê de Controle e Cuidados em Relação à Covid-19 da UFSCar. <br><br>O evento virtual denominado <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12678">"Marcha pela Ciência e pela Vida: UFSCar em Ação no Combate à COVID-19"</a></u> foi realizado no mês de maio para reportar as ações da Universidade em resposta à COVID-19. Foram cerca de 60 mini palestras mostrando ações da UFSCar nas áreas de saúde, educação e inclusão. Também foram apresentadas ações da UFSCar para adaptação de suas rotinas de trabalho e a trajetória de sua atuação na linha de frente contra a COVID-19. "Nesse momento da pandemia, a comunidade UFSCar decidiu apoiar a sociedade. Buscamos caminhos e soluções para o enfrentamento da COVID-19. Este evento trouxe uma amostra do que é a UFSCar", afirmou a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann. <br><br>A UFSCar respondeu de forma espontânea às necessidades da sociedade. "A sociedade gritou por socorro e a UFSCar respondeu prontamente. Em 2 meses, foram formalizados 88 projetos de extensão voltados ao enfretamento da COVID-19, com participação de todos os Centros Acadêmicos da Universidade", explicou o Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari Júnior. Os temas das iniciativas? Produção de <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12659">protetores faciais</a></u>; <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12644">álcool 70%</a></u>; <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12637">testes para diagnóstico da COVID-19</a></u>; projeto de respiradores e outros equipamentos hospitalares; cartilhas de orientação e apoio aos mais diversos grupos em isolamento social; <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12671">aplicativos</a></u>; <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12663">apoio a empresas em dificuldades</a></u>, dentre outros. <br><br>Como foi possível, para a UFSCar, passar a atuar de forma predominantemente remota? "Nos últimos 3 anos a UFSCar investiu em infraestrutura de hardware, software e melhoria da sua rede. A implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação), o treinamento para uso do SEI a mais de 1.200 servidores docentes e técnico-administrativos e a <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12605">digitalização de processos</a></u> também foram fundamentais para a continuidade do trabalho durante a quarentena", afirmou Márcio Merino Fernandes, Pró-Reitor de Administração. <br><br>Algumas ferramentas e serviços foram disponibilizados ou reforçados no início da quarentena, e a demanda aumentou fortemente. "Até o dia 26 de maio aconteceram quase 13 mil reuniões por meio do Google Meet, com cerca de 24 mil horas de encontros nesta plataforma. O <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/2072291209663863/videos/687162662099509/">Google Classroom</a></u>, disponibilizado recentemente, já tem em torno de 300 salas criadas", contou o Secretário-Geral de Informática, Erick Lázaro Melo.<br><br>Uma das estratégias para dar dinamismo às atividades de ensino de graduação ao longo da pandemia foi a criação de um <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12616">Período Letivo Suplementar com o oferecimento de disciplinas de modo remoto</a></u>. O foco destas disciplinas ofertadas foram atividades de monografia, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e seus respectivos projetos, além de ACIEPES - Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, que por sua característica extensionista viabilizam uma ação direta na sociedade. Foram oferecidas 75 disciplinas e 69 ACIEPES. Estas contam com o envolvimento de mais de 212 docentes e 7.941 estudantes de graduação da UFSCar, além de membros da comunidade externa. "O período letivo suplementar viabilizou as ofertas das ACIEPES e a formalização das atividades que já vinham ocorrendo. Inicialmente ofertamos cerca de 4 mil vagas, mas ao final nós tivemos quase 8 mil inscrições e aceitamos praticamente todos os inscritos", afirmou Cláudia Gentile, Pró-Reitora Adjunta de Graduação. <br><br>Para auxiliar professores e alunos no desafio de estudar em ambientes virtuais, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) criou o <u><a target="_blank" href="https://inovaeh.sead.ufscar.br/covid-19/">INOVAEH (Espaço de Apoio ao Ensino Híbrido)</a></u>, que reúne materiais destinados aos docentes, estudantes e demais interessados. O objetivo é a capacitação de professores nas novas tecnologias para que possam utilizá-las em suas atividades. Para os estudantes, o apoio é quanto à organização dos estudos.<br><br>O Hospital Universitário (HU-UFSCar) destinou 44 leitos para pacientes suspeitos ou confirmados e abriu sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12721">10 leitos destinado à COVID-19</a></u>. Na <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12732">Unidade Saúde-Escola - USE</a></u> estão sendo realizados 8 projetos de extensão e 3 projetos de pesquisa relacionados à COVID-19. Tanto o HU quanto a USE passaram a utilizar <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12655">o teleatendimento, o telemonitoramento e a teleorientação</a></u> como formas de interação remota.<br><br>Os<u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12709"> Restaurantes Universitários</a></u> continuam a funcionar de modo adaptado, com foco no apoio aos estudantes que permanecem na Universidade. As bolsas de permanência estão sendo mantidas ao longo da quarentena. Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) reportou ações de <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12582">acolhiment</a></u>o e <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12704">orientação</a></u>, <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12650">mapeamento dos estudantes em vulnerabilidade</a></u>, <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12736">diagnóstico de necessidades</a></u>, <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12700">distribuição de máscaras</a></u> e kits de limpeza para os apartamentos das moradias estudantis, <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12577">suporte social</a></u>, dentre outros serviços. <br><br>Toda a movimentação da Comunidade UFSCar para enfrentar a COVID-19, ao longo dos primeiros 54 dias da quarentena, deu origem a 414 produtos de informação nos veículos de divulgação institucionais (Portal da UFSCar, InfoRede, Redes Sociais, dentre outros). O impacto das ações da <u><a target="_blank" href="https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12706">UFSCar na imprensa</a></u> foi marcante: 442 reportagens em 210 veículos de divulgação de todo o Brasil. O novo Coronavírus trouxe inúmeros desafios e a UFSCar, Universidade ativa, dinâmica e diversa, está se reinventando com o compromisso de melhorar a vida da comunidade, seja ela interna ou externa. "Mais do que nunca, a UFSCar está trabalhando e mostrando que é uma Universidade imprescindível para a sociedade", concluiu a Reitora Wanda Hoffmann. <br><br>Para saber mais sobre as ações da UFSCar no combate e enfrentamento à COVID-19 acesse o <u><a target="_blank" href="http://www.covid19.ufscar.br/">Portal COVID-19 UFSCar.</a></u><br><br>Acesse os vídeos contendo cada uma das palestras do Workshop Virtual da UFSCar:<br><br>Mesa 1 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=voOjwAypvfQ&t=1680s">UFSCar na Linha de Frente contra a COVID-19</a></u><br><br>Mesa 2 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=h2PTpr8A42s&t=2273s">UFSCar Marchando pela Saúde</a></u> <br><br>Mesa 3 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=ZFvxYbiRofY">UFSCar Marchando pela Educação</a></u><br><br>Mesa 4 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=ZFvxYbiRofY">UFSCar Marchando pela Inclusão</a></u><br><br>Mesa 5 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=NfRlH7KTa_g">UFSCar Marchando para Transformar Ciência em Qualidade de Vida</a></u><br><br>Mesa 6 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=m9k8xAXAiPQ&t=4s">UFSCar Marchando para Adaptar-se a um Novo Momento</a></u><br><br>Mesa 7 - <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=pyUbeVv8cjs">UFSCar Marchando para Informar a Sociedade</a></u> text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 65972_medida_portal_3_249692558670954053.jpg — image/JPEG, 53 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.