Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. O que uma coleção de animais das cavernas brasileiras e um acervo de mapas, recortes de jornais, peças de artesanato e outros materiais relacionados à memória histórica e cultural do nosso país têm em comum? Muita coisa, tanto em termos de potencial quanto de desafios, como revelou o primeiro encontro da série de eventos "Convergências", iniciativa em parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) com a Assessoria para Comunicação Científica da UFSCar.<br><br>Com o tema "Acervos e coleções: do passado na memória a futuros diversos pela pesquisa e formação", o evento, realizado remotamente no dia 10 de junho, partiu de apresentações dos acervos do <u><a target="_blank" href="http://www.lesbio.ufscar.br/">Laboratório de Estudos Subterrâneos</a></u> (LES), vinculado ao Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), e da <u><a target="_blank" href="http://www.ueim.ufscar.br/">Unidade Especial de Informação e Memória</a></u> (UEIM), vinculada ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).<br><br>Maria Elina Bichuette, docente do DEBE e coordenadora do LES, contou que a coleção de biota subterrânea - de cavernas e outros ambientes subterrâneos - do Laboratório teve início em 2006. "O Brasil tem mais de 150 mil cavernas cadastradas, e a coleção do LES é uma das principais no País, construída por material coletado em projetos de pesquisa em diferentes regiões", contextualizou a docente. São cerca de 17 mil lotes de diversos grupos, como esponjas de água doce, peixes cavernícolas, invertebrados, morcegos, anfíbios, aracnídeos, dentre outros.<br><br>"A ideia é que ela conte a história da fauna, em geral, e que cada grupo ali conte uma história única. Além de ter um espaço físico, o LES também está migrando para uma versão online, como mais uma forma de disseminar o conhecimento científico", enfatizou Bichuette.<br><br>João Roberto Martins Filho, professor aposentado junto ao Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar, apresentou a UEIM, criada em 1998 e dirigida pelo pesquisador entre 2007 e 2013. A Unidade é voltada à conservação da memória histórica e cultural regional e nacional, abrigando documentos privados e públicos, mapas e plantas históricas, cartazes, folhetos, almanaques, fotografias, obras de arte e de artesanato, filmes, microfilmes, discos de vinil, partituras e coleções de periódicos, além de cerca de 40 mil livros. Possui arquivos datados desde o século XIX.<br><br>"Há documentos restaurados inéditos, como cartas de Monteiro Lobato ao fazendeiro Nhonhô Magalhães", contou Martins Filho, falando de raridade descoberta em 2011, pela equipe da UEIM, ao organizar exposição sobre o fazendeiro.<br><br>Após apresentação dos acervos, a primeira convergência surgiu do fato de ambos os locais guardarem muitos objetos que preservam memórias.<br><br>"Os materiais se perpetuam por centenas de anos. Muitas ciências dependem deles, e serão utilizados para contar histórias antigas - de ambientes que até não existem mais. O guardar conta a história para daqui 100, 200, 300 anos", expressou Bichuette. Os acervos, portanto, não são simples depósitos, já que existe uma curadoria e todo um trabalho de identificação, organização e produção de conhecimento e, além disso, oportunidades de abertura ao público. "É um guardar precioso", sintetizou a coordenadora do LES.<br><br>Martins Filho corroborou essa ideia e reforçou a importância dos materiais guardados na UEIM para a fundamentação histórica, principalmente considerando a situação política do Brasil à época da ditadura militar e atualmente. "Promover o acesso às coleções é uma forma de disseminar fatos e conhecimentos. Este, inclusive, é um papel importante da Universidade", registrou.<br><br>Outra convergência entre o LES e a UEIM é que tanto os espécimes da biodiversidade quanto os documentos e outros materiais históricos precisam de cuidados especiais de armazenamento e manutenção. Bichuette explicou que, no caso dos animais, a maneira de guardá-los depende muito da espécie - por exemplo, uns, a seco; outros, por via úmida. Os cuidados se mantêm no momento de expor os itens, pois é necessária, por exemplo, iluminação especial, dentre outros detalhes voltados à conservação.<br><br>O mesmo ocorre com documentos, especialmente os impressos, que precisam de cuidados para serem armazenados e, às vezes, restaurados. Por isso, os docentes ressaltaram a importância de ter profissionais especializados atuantes nos acervos.<br><br>Atualmente, os acervos contam com o envolvimento de pesquisadores, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade. No entanto, a falta de cargos para curadoria é uma preocupação. "Especialmente na área de Ciências Humanas, nós temos cada vez menos verbas disponíveis, inclusive para a preservação. No entanto, estamos em um momento de resistência, e nossos esforços para a disseminação desses espaços históricos é essencial", pontuou Martins Filho.<br><br>Bichuette complementou, mencionando que, ao levar essas coleções ao conhecimento público, é possível incentivar novos pesquisadores a dar continuidade aos estudos e pesquisas ali preservados e sensibilizar as pessoas em relação à importância da conservação de materiais históricos.<br><br>Com mediação da jornalista Mariana Pezzo, da Assessoria de Comunicação Científica, e comentários da Pró-Reitora de Pesquisa Adjunta, Diana Junkes Bueno Martha, o encontro foi gravado e está disponível nos canais da UFSCar no <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/channel/UCUeJ6MB19y4X_lIniTbHHbg">YouTube</a></u> e no <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/ufscaroficial">Facebook</a></u>. Sugestões de temas para próximos encontros podem ser encaminhadas ao e-mail <u><a target="_blank" href="mailto:convergencias.ufscar@gmail.com">convergencias.ufscar@gmail.com</a></u>.<br><br>"Convergências" objetiva valorizar e arejar os debates na e a partir da diferença, em busca de caminhos para o pensamento, acessos aos sentidos e promoção de uma sociedade mais justa, digna e democrática, com a participação dos vários conhecimentos nas discussões. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. 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