Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a 15ª colocação no ranking das melhores universidades da América Latina, segundo o Times Higher Education Latin America University Rankings. Avaliada juntamente com outras 177 instituições de 13 países, a Universidade alcançou sua melhor pontuação desde o início da participação no ranking: 74,4 pontos. Entre as 67 universidades brasileiras avaliadas, a UFSCar ficou com a 11ª posição.<br><br>"A UFSCar mostra a sua qualidade com esse desempenho e, principalmente, sua evolução nos critérios. É com alegria que recebemos essa notícia e, a partir dos dados coletados, vamos continuar trabalhando para a evolução contínua do nosso desempenho em Ensino, Pesquisa e Extensão", disse a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira.<br><br>O ranking avalia os critérios de Ensino (ambiente de aprendizagem), Pesquisa (volume, receita e reputação), Citações (influência da pesquisa), Receita da Indústria (transferência de conhecimento) e Internacionalização (docentes, estudantes e pesquisa). Na edição de 2021, a UFSCar registrou 85 pontos em Ensino; 90,1 em Pesquisa; 45,4 em Citações; 56,9 em Receita da Indústria e 35,4 em Internacionalização. <br><br>Além disso, a UFSCar apresentou evolução em três das cinco áreas: Ensino, Citações e Internacionalização. O maior avanço foi em Ensino, passando da 14ª para a 9ª posição entre as universidades latino-americanas e brasileiras. Em Pesquisa, a UFSCar apresenta seu melhor posicionamento, está na 7ª posição entre as universidades brasileiras.<br><br>Leandro Innocentini Lopes de Faria, docente do Departamento de Ciência da Informação e presidente do Grupo de Trabalho - GT Rankings, explica que a participação em rankings é importante para acompanhar o desempenho da Universidade em suas várias frentes de atuação, identificar oportunidades de melhorias no Ensino, Pesquisa e Extensão, e na prestação de contas para a comunidade interna e externa, bem como para o Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, os resultados são indicadores importantes para o acompanhamento e aperfeiçoamento do Plano de Desenvolvimento Institucional.<br><br>"Cada vez mais, os rankings são incorporados aos processos de planejamento das estratégias e desempenho das instituições e, nesse sentido, a UFSCar criou neste ano o Grupo de Trabalho - GT Rankings, para definir quais os rankings prioritários e a participação da Universidade nos mesmos, desde o levantamento dos dados até a análise dos resultados", comentou. <br><br>O GT Ranking é formado por representantes das Secretarias Gerais de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) e de Relações Internacionais (SRInter), das Pró-Reitorias de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, e do Departamento da Ciência da Informação.<br><br>A UFSCar participa do Projeto Métricas, coordenado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, com apoio da FAPESP, que visa promover o uso dos rankings como apoio ao desenvolvimento institucional. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 72308_ranking_3283915885746364582.jpg — image/JPEG, 17 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.