Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Uma pesquisa da UFSCar na área de Psicologia está investigando as percepções de vivências sociais que pessoas com deficiência física (PcD) - em especial universitários - possuem do meio acadêmico. Para isso, convida estudantes universitários, de qualquer instituição de Ensino Superior do País, com deficiência física, para participarem de uma entrevista online.<br><br>O trabalho <u><a target="_blank" href="https://www.saci.ufscar.br/data/solicitacao/45022_whatsapp_image_2021_05_28_at_15.45.22.jpeg">"Perspectivas sobre socialização de estudantes universitários com deficiência física: entre estigmas e vivências no meio acadêmico"</a></u> é desenvolvido pela graduanda de Psicologia da UFSCar, Sara Barbarelli de Souza, sob orientação da professora Luciana Nogueira Fioroni, do Departamento de Psicologia (DPsi). <br><br> "Em linhas gerais, podemos dizer que estigma é um sinal, um indicativo, uma marca que é imposta a um determinado indivíduo", define Sara Souza, que usa, como uma de suas referências teóricas, os estudos do cientista social Erving Goffman. Com base nesse autor, ela explica que "o corpo é atravessado pela concepção social de um dado povo e o estigma que a sociedade designa a um determinado indivíduo impõe atenção a um atributo físico de um indivíduo e afasta e/ou anula a possibilidade de foco para outros atributos, áreas e competências desse indivíduo".<br><br>A estudante ainda destaca: "assim como em quaisquer outros meios, o estigma pode interferir na vida acadêmica de um indivíduo na medida em que ele corrobora para a não vivência da plenitude de ser quem se é". <br><br>Para a graduanda em Psicologia, a pesquisa pode contribuir para futuros estudos e ou/políticas educacionais que visam contemplar a necessidade atual de construir processos e métodos em políticas educacionais considerando a diversidade humana. "Além disso, o estudo pode contribuir para o conhecimento e análise de como ocorre e se desenvolve a interação social proporcionada pelo meio acadêmico, dentro das vivências e sob a perspectiva da população estudada", conclui.<br><br><strong>Como participar</strong><br>Para participar do estudo, é preciso ser estudante universitário de graduação ou pós-graduação de qualquer instituição de Ensino Superior do país, com 18 anos ou mais; e ser pessoa com deficiência física. <br><br>A participação consiste em uma entrevista individual online, pela plataforma Google Meet, com duração de cerca de 40 a 50 minutos. A entrevista será agendada após o aceite do participante e do preenchimento do termo de consentimento, e conforme a disponibilidade do voluntário. Os interessados devem preencher o link <u><a target="_blank" href="https://bit.ly/3wrPsyo">https://bit.ly/3wrPsyo</a></u> ou entrar em contato diretamente com a pesquisadora Sara Souza pelo e-mail <u><a target="_blank" href="mailto:sara.souza@estudante.ufscar.br">sara.souza@estudante.ufscar.br</a></u>. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 47375221.3.0000.5504). text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 74403_portal_8730712621131377953.jpeg — image/JPEG, 105 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.