Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Quatro projetos de pesquisa da UFSCar foram aprovados em chamadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) voltadas a propostas relacionadas ao cenário pós-Covid-19.<br><br>Com o tema "Recuperação, renovação e resiliência no mundo pós-pandemia", a chamada <em><u><a target="_blank" href="https://fapesp.br/14817/trans-atlantic-platform-t-ap-recovery-renewal-and-resilience-in-a-post-pandemic-world-rrr-call-for-proposals-2021">Trans-Atlantic Platform</a></u></em> apoia iniciativas em Ciências Humanas e Sociais que fortaleçam práticas e políticas sociais a partir da compreensão e da mitigação dos efeitos da pandemia.<br><br>Da UFSCar, foi contemplado, na área de Sociologia, o projeto "Cidadania dos povos da floresta como forma de resiliência aos desastres: aprendizados da Covid-19". Tem, como pesquisador responsável, Luke Parry, da <em>Lancaster University</em>, do Reino Unido; e, como pesquisadores principais, Peter Newton, da <em>University of Colorado Boulder</em>, dos Estados Unidos, e Rodrigo Constante Martins, docente no Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar.<br><br>Segundo Martins, nos estados amazônicos, estima-se que as taxas de mortalidade por Covid-19 em 2020 foram até 44% superiores às registradas nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil.<br><br>"Apesar de os povos tradicionais da Amazônia serem vulneráveis aos danos da pandemia e medidas de controle relacionadas - devido a marginalização, pobreza e informalidade, acesso limitado a cuidados de saúde de qualidade e iniquidades de saúde existentes -, eles também revelam, em sua história, a resiliência ante o abandono do poder público e a ofensiva de grupos econômicos interessados na exploração dos recursos da floresta", registra.<br><br>Nesse sentido, o projeto visa compreender como os povos da floresta produzem atos de cidadania (que envolvem processos políticos para exigir reconhecimento e reivindicar direitos constitucionais) ante à realidade pandêmica. "Lançar luz ao tema implica em observar novos modos de produção da política e ressignificar noções como autoridade, governo, cidadania e sociedade", sintetiza o pesquisador.<br><br>Já a chamada <em><u><a target="_blank" href="https://fapesp.br/14843/chamada-de-rapida-implementacao-un-research-roadmap-covid-19">UN-Research Roadmap</a></u></em> financia projetos em diversas áreas relevantes para gestão e mitigação de impactos da pandemia. Pretende, assim, organizar núcleos de conhecimento para facilitar trocas de experiências e induzir síntese de conhecimentos e propostas de políticas públicas.<br><br>Da UFSCar, foram três os projetos contemplados. Um deles, de Ciências Agrárias - "Resiliência frente à Covid-19: adaptações para o fortalecimento da agricultura familiar na fronteira agrícola amazônica" -, dialoga com a temática do anterior e tem, como docente responsável, Renata Evangelista de Oliveira, do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR-Ar) do Campus Araras.<br><br>A iniciativa propõe uma estratégia de avaliação dos impactos da pandemia em áreas rurais, principalmente sobre a agricultura familiar, bem como da capacidade de recuperação e reinvenção deste setor.<br><br>"A área escolhida para o projeto - o território Portal da Amazônia, no Mato Grosso - é um laboratório interessante, pois vivenciou diferentes ciclos econômicos até o estabelecimento da pecuária como base fundamental da economia regional, com altos índices de desmatamento. São pautas atuais, em cenário dinâmico e repleto de incertezas. Por isso, novas formas de se pensar a produção agrícola se mostram necessárias", avalia a docente.<br><br>E complementa: "Nós, pesquisadores e pesquisadoras, precisamos 'sair da caixinha' e trabalhar junto à sociedade (e não somente para ela) se realmente quisermos gerar resultados mais alinhados com a realidade e propor políticas públicas eficientes".<br><br>Outro projeto contemplado, em Educação, foi o "Ensino Remoto na era da Computação Ubíqua: análise comparativa dos processos formativos de alunos universitários brasileiros e alemães em tempos de Covid-19", coordenado por Antônio Alvaro Soares Zuin, com colaboração de Luiz Roberto Gomes, ambos docentes no Departamento de Educação (DEd). <u><a target="_blank" href="https://open.spotify.com/episode/19fgLIcqabJDs5iD1fxG01">Ouça episódio sobre a temática no podcast "Ciência UFSCar"</a></u>.<br><br>O estudo pretende realizar uma análise comparativa entre estudantes do Brasil e da Alemanha em três frentes: relações professores-alunos mediadas por tecnologias digitais; sofrimento psíquico acentuado durante a pandemia; e cidadania digital, que envolve o uso responsável de tecnologia em ambientes virtuais.<br><br>"O intuito é produzir dados para um diagnóstico que possibilite a formulação de políticas públicas de inclusão digital e garantias de acesso igualitário à educação de melhor qualidade", sintetiza Zuin.<br><br>Por fim, foi aprovado projeto na área da Saúde - "Desenvolvimento participativo do APP Mental: uma intervenção digital baseada em evidências e centrada no sujeito, voltada para o autocuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária do SUS" -, de Jair Borges Barbosa Neto, docente no Departamento de Medicina (DMed).<br><br>Para Martins, que também é Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFSCar, a aprovação dos projetos corrobora a excelência em pesquisa da UFSCar e é importante sobretudo pela oportunidade de consolidação de novas parcerias entre universidades brasileiras e, também, com instituições do exterior.<br><br>No dia 5 de abril, os docentes com as propostas contempladas participam do "Na Pauta", a partir das 14h15. O programa pode ser assistido nos canais UFSCar Oficial no <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/ufscaroficial">Facebook</a></u> e no <u><a target="_blank" href="https://www.youtube.com/c/ufscaroficial">YouTube</a></u>.<br><br>As listas com todos os projetos selecionados nas chamadas podem ser conferidas no site da Fapesp, nos links: <em><u><a target="_blank" href="https://fapesp.br/15336/fapesp-anuncia-resultado-de-chamada-com-trans-atlantic-platform">Trans-Atlantic Platform</a></u></em> e<em> <u><a target="_blank" href="https://fapesp.br/15344/chamada-un-research-roadmap-covid-19-anuncia-projetos-selecionados">UN-Research Roadmap</a></u></em>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. 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