Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Atualmente, o ensino de inglês e línguas adicionais na escola pública, no Nível Fundamental II, é previsto e regulamentado por lei e pelos parâmetros curriculares, mas a sua estruturação acarreta uma série de desafios, que vão desde a falta de recursos e investimentos nas escolas até a lacuna no suporte didático dado aos professores da língua. Uma das questões mais relatadas pelos docentes é a falta de materiais didáticos prontos para o direcionamento dos alunos, o que faz com que o processo de ensino/aprendizagem se torne mais lento e menos eficaz.<br><br>Considerada a língua de comunicação internacional, o inglês é relevante em contextos de trabalho, estudos, viagens e trocas interculturais, o que o torna imprescindível no ambiente escolar. Além disso, aprender uma nova língua pode proporcionar benefícios cognitivos e à saúde, por meio da melhora da memória e das habilidades neuronais. No caso das crianças, estudos comprovam que a aquisição de um novo idioma estimula o cérebro e desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.<br><br>Segundo a Professora Rita de Cássia Moraes, do Departamento de Letras da UFSCar, o público infantil necessita de um material de ensino significativo para o bom aprendizado, especialmente no Ensino Fundamental. "Nesta fase escolar, quando muitos alunos estão começando a aprender o idioma, o material pode incentivá-los ou desmotivá-los. O ideal é dar ao aluno contextos de aprendizagem, para que, ao acessar este livro didático, ele possa relacionar teorias e vocabulários com situações do seu cotidiano, facilitando, assim, o processo de memorização", afirma.<br><br>Para capacitação de professores, a UFSCar oferece o curso online "Elaboração de Material Didático para o Ensino de Inglês para Crianças", que enfatiza a prática de sala de aula e no desenvolvimento de autonomia para que o professor possa elaborar seus próprios conteúdos ou adaptar materiais já utilizados. "Além da elaboração de novos materiais, nós queremos disseminar a cultura da personalização deste conteúdo, diante das necessidades dos alunos, levando em consideração as individualidades do ensino", explica a docente, também coordenadora do curso.<br><br>Professores da língua inglesa das redes pública e particular, graduandos e pós-graduandos das áreas de Letras e Pedagogia podem participar. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de março, pela Plataforma Box UFSCar, em <u><a target="_blank" href="https://bit.ly/materialdidaticoufscar">https://bit.ly/materialdidaticoufscar</a></u>. As aulas começam no dia 31 deste mesmo mês. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 81553_material_didatico_2299442594814470017.jpg — image/JPEG, 26 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.