Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. <p>Esta segunda-feira marca a implementação de uma primeira mudança nos processos e fluxos de comunicação social na UFSCar. A partir de hoje, 15 de julho, o InfoRede, boletim diário informativo, produzido pela Coordenação de Comunicação Social (CCS), a partir de demandas da comunidade, e distribuído por meio de listas de e-mail para os quatro campi e por categoria (docentes, técnicos-administrativos, estudantes da graduação e da pós), passa a ter edições temáticas. <br /><br />Com essa alteração, a CCS busca aprimorar o tratamento noticioso no InfoRede, buscando organizar a informação a partir de hierarquia de valor, ou seja, o tratamento à sugestão de pauta vai observar o critério de relevância da informação para a Universidade. "É apenas um primeiro movimento, pois sabemos, por exemplo, que temos que aprimorar a formatação e o caráter visual do InfoRede. Mas com as edições temáticas acredito que será possível relacionar cada informação com uma perspectiva de relevância, o que denominamos no Jornalismo de valor-notícia", explica o diretor da CCS, Marcílio Lana, que também está interinamente à frente da Rádio UFSCar. <br /><br />Outra mudança é a busca de equilíbrio em relação ao número de notícias por edição. Esta alteração leva em consideração o cenário de abundância informativa, marcado pela atuação de atores humanos e não-humanos na atualidade. "Com edições temáticas, a nossa comunidade pode orientar a leitura, definindo o que ler a partir de suas próprias prioridades informativas", prevê o diretor da CCS. <br /><br />As edições temáticas do InfoRede estarão distribuídas da seguinte forma:<br /><br /><em>Segundas-feiras:</em> notícias e informações sobre ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive busca de voluntários para investigações científicas. <br /><em>Terças-feiras: </em>informações sobre questões administrativas da Universidade, como mudanças no horário ou nos procedimentos de funcionamento de unidades ou de sistemas; informes sobre alterações nas rotinas de portarias; manutenção e suspensão temporária de serviços, como abastecimento de água e interrupção de fornecimento de energia elétrica, entre outras. <br /><em>Quartas-feiras:</em> vão destacar homenagens e prêmios recebidos por integrantes da comunidade universitária, sendo destinados a valorizar o reconhecimento recebido pela comunidade UFSCar, dentro e fora dos campi.<br /><em>Quintas-feiras:</em> serão edições destinadas a processos seletivos da graduação e da pós-graduação, como a oferta de vagas, processos seletivos para estagiários e bolsistas, editais entre outras demandas. <br /><em>Sextas-feiras:</em> edições destinadas à agenda e ao informe sobre eventos dentro da Universidade e outras atividades, fora dos campi, mas com participação de destaque da comunidade UFSCar.<br /><br />As mudanças foram pensadas para uma melhor articulação entre a equipe de comunicação e a comunidade universitária, garantindo à equipe responsável pela produção de conteúdo informacional melhores condições de planejamento das atividades. <br /><br />"Essas primeiras alterações nos processos e fluxos de produção da CCS são possíveis de ser implementadas com o retorno dos servidores técnico-administrativos ao trabalho. Estamos em um processo de construção, no qual avaliamos as mudanças a serem realizadas, implantamos e vamos fazendo as correções necessárias", completa Marcílio Lana. <br /><br />O diretor explica, ainda, que o que motiva as alterações é a qualificação do trabalho de comunicação social na Universidade, a partir da estrutura produtiva, a CCS, mais longeva e com os profissionais mais experientes entre as estruturas de comunicação da Universidade. Segundo Marcílio Lana, a comunicação não pode ser compreendida e praticada apenas a partir de uma lógica instrumental. <br /><br />"O que nos impulsiona e motiva é o aprimoramento de formatos e meios, buscando as melhores alternativas para a realização da comunicação institucional da UFSCar, dando suporte às demandas estratégicas da Universidade, na sua condição de Instituição Pública de Ensino Superior, e de sua comunidade", completa.</p> text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 87200_televisores_5538273165046539899.jpg — image/JPEG, 40 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.