Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Será realizada no dia 11 de dezembro a primeira defesa de dissertação do <u><a target="_blank" href="http://www.ppged.ufscar.br/index.php">Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)</a></u> do Campus Sorocaba da UFSCar. A mestranda Marli de Carvalho Graupner apresenta, às 15 horas, na sala AT11A do prédio da Biblioteca, o estudo Formação matemática do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: análise de uma experiência disciplinar", que foi realizado sob a orientação da professora Barbara Cristina Sicardi Nakayama, do <u><a target="_blank" href="http://dche.sorocaba.ufscar.br/">Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE)</a></u>, e integra as discussões do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) 2012.<br><br>A pesquisa tem o objetivo de identificar proposições didáticas e concepções teóricas que permeiam as aulas de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática no formato em que ela é oferecida no 8º período do curso de Pedagogia da UFSCar, assim como compreender a contribuição das práticas educativas para a formação matemática dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). A dissertação estrutura-se a partir da análise qualitativa e interpretativa da <em>ementa</em>, do plano de ensino, do material produzido pelos alunos protagonistas da disciplina e dos roteiros das aulas realizadas. De acordo com Marli, os resultados obtidos apontam que a condução da disciplina na perspectiva colaborativa apresenta alternativas interessantes para a mudança concreta da prática e abre possibilidades para a ressignificação do ensino da matemática na formação profissional. A articulação entre o diálogo, negociação, mutualidade e confiança perpassa todas as aulas da disciplina, alcançando as finalidades inicialmente propostas de forma positiva e enriquecedora.<br><br>A estudante fala sobre a boa estrutura e profissionalismo que encontrou no curso. "Quanto ao Programa, considero que a organização, o oferecimento das disciplinas e o atendimento ao aluno atingiu as minhas expectativas. Os professores são muito bem preparados para aquilo que se propõem a fazer em sala de aula. A secretaria do PPGEd é muito solícita e atenciosa. A pesquisa ocorreu a contento, cresci e aprendi muito durante a coleta e análise dos dados", elogia.<br><br>Implantado em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Sorocaba da UFSCar oferece as linhas de pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas"; "Educação, Comunidade e Movimentos Sociais"; e "Teorias e Fundamentos da Educação". O professor Marcos Francisco Martins, coordenador do curso, salienta a importância da formação de educadores capacitados para atuar em diferentes esferas da sociedade civil. "A expectativa com a primeira turma formada é a de proporcionar a qualificação de educadores que atuem também em ambientes não-escolares, como Organização Não-Governamentais (ONG's), movimentos sociais, sindicatos e entidades filantrópicas." <br><br>Outro propósito importante do PPGEd é que os egressos do curso possam não apenas tomar a educação abstratamente, como objeto de conhecimento, mas tomar a sua própria prática educativa como objeto de reflexão, com o intuito de compreendê-la e ter condições de alterá-la, tendo em vista a finalidade original de formar homens e mulheres que sejam capazes de assumir a responsabilidade ética e política de educar-se e educar o mundo à sua volta, tornando-o mais justo social, política, econômica e socialmente, bem como sustentável ambientalmente. <br><br>A apresentação é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do email <u><a target="_blank" href="mailto:ppgedsorocaba@ufscar.br">ppgedsorocaba@ufscar.br</a></u> e pelo telefone (15) 3229- 5913. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.