Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Até o dia 19 de dezembro, acontecem as bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão da primeira turma do curso de <u><a target="_blank" href="http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/index.php?curso=24">Pedagogia</a></u> do Campus Sorocaba da UFSCar. As pesquisas começaram a serem apresentadas no dia 9 de dezembro. Implantado em 2009, o curso passou por uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), em 2010, e obteve conceito 4, melhor nota possível para um curso que ainda não possui turma formada.<br><br>A primeira estudante a participar da banca de avaliação foi Mayris de Paula Silva, que apresentou o trabalho "Memória de Jovens Estudantes Universitárias: Visibilidade e Participação em um Grupo Cultural", realizada sob orientação da professora Viviane Melo de Mendonça, do <u><a target="_blank" href="http://dche.sorocaba.ufscar.br/index.php?pg_id=3">Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE)</a></u>. O estudo aborda a jovem mulher na Universidade e suas influências ao longo da história como sujeito histórico e social, usando como metodologia de entrevista a história oral e memórias cotidianas de quatro jovens universitárias que participam do grupo cultural Matinta Perêra, caracterizado pela dança do maracatu, mas sem o cunho religioso e competitivo que incide sobre a dança original, típica do Estado de Pernambuco. Segundo a pesquisa, a partir das histórias relatadas pelas jovens universitárias, se mostra visível que o grupo se tornou predominantemente masculino. "Buscou-se compreender como se dá a participação feminina de maneira pessoal, coletiva e social e entender o discurso dominante masculino que coloca a mulher em situação subalterna, mas também encontrar bases de luta para subverter essa situação de opressão vivida pelas mulheres", explica a estudante.<br><br>A professora Rosana Batista Monteiro, coordenadora do curso de Pegagogia na UFSCar, conta que a graduação atende uma demanda da região, que não possuía ainda nenhum curso na área oferecido por uma universidade pública. "A região vem crescendo rapidamente e a educação escolar assume, cada vez mais, um lugar de destaque, o que exige maior número de profissionais bem qualificados. O curso ainda atende uma perspectiva importante que está relacionada aos diferentes movimentos sociais da região, como os movimentos por terra, de mulheres, negros. É um curso engajado na realização do papel social da universidade relacionada com o contexto em que se insere", conta Rosana. Sobre as experiências e evoluções conseguidas até aqui, a coordenadora se mostra satisfeita e otimista. "O sentimento do grupo é de realização e de coletividade. Isto (<em>obtenção da nota máxima atribuída pelo MEC a um curso ainda sem turma formada, em 2010</em>) significa que estamos no caminho certo", comemora.<br><br>O curso de Pedagogia do Campus Sorocaba da UFSCar é noturno, oferece 60 vagas em cada turma, possui habilitação de licenciatura plena e a duração de 10 semestres. Destina-se à formação de um profissional capacitado para atuar na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, na Educação Especial, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na organização de sistemas educacionais, na coordenação de projetos educativos e nas áreas dos diversos contextos não-escolares, como na educação no Campo, de indígenas, de remanescentes de Quilombos e em Organizações Não-Governamentais (ONG's). As atividades práticas do curso são realizadas desde o 1° semestre e o estágio a partir do 5° semestre, em escolas da rede pública de Sorocaba e instituições educativas não-escolares. O aluno tem contato com os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos e psicológicos da Educação, que subsidiam a prática de gestão educacional, didática e estudos sobre currículo e metodologias de ensino, dando ênfase ao compromisso com a educação de valores para a sustentabilidade.<br><br>O próximo Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado é o da estudante Amanda Teruel Llamas, cujo tema é a "Separação de gêmeos em diferentes salas de aula durante a educação infantil", feito sob a orientação da professora Lucia Maria Lombardi, do DCHE, e acontece às 17 horas do dia 13 de dezembro, na sala 14 do prédio ATLab. Todas as apresentações são abertas ao público, sem necessidade de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do email <u><a target="_blank" href="mailto:pedagogiasorocaba@ufscar.br">pedagogiasorocaba@ufscar.br</a></u> ou pelo telefone (15) 3229-5978. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.