Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Com o objetivo de preservar a memória e a oralidade dos povos indígenas, nos dias 9 e 10 de outubro acontece o III Caxiri na Cuia Colóquios com a Literatura e com a Cultura Afro-Indígena. Além da literatura, a arte plástica e a música indígenas, elementos de uma tradição que atravessou milênios e que se reinventa a todo o momento, também compõem a programação do evento, que contará com a presença do professor Cash Ahenakew, do escritor chileno Elikura Chihuilaf, e de diversos representantes de povos indígenas.<br><br>Por meio de palestra, debates, mesas-redondas e rodas de conversas, a cultura afro-indígena será discutida, assim como a Lei nº 11.645/08, que trata do ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. O professor Cash Ahenakew, da Universidade de Columbia, no Canadá, especialista nas práticas pedagógicas e literaturas aborígenes canadenses, aborda a maneira como funciona a política pedagógica daqueles indígenas, mas também possibilidades de aplicações nas comunidades e escolas brasileiras.<br><br>As mesas-redondas abordam desde a resistência e a revalorização do Nheengatu, língua geral originária do tupi antigo e uma das mais faladas no estado do Amazonas, ligada à identidade indígena, até sobre como é ser um indivíduo autodeclarado indígena hoje no Brasil, assunto que será discutido por importantes lideranças e escritores indígenas. A relevância de se trabalhar e de levar em conta a literatura e a cultura afro-indígenas na formação de sociedade como a nossa também será discutida no evento.<br><br>O poeta chileno Elikura Chihuilaf ministra uma palestra sobre os aspectos da literatura mapuche e das conquistas de escritores indígenas no Chile, na qual realiza uma reflexão profunda sobre a forma sensível do indígena perceber o mundo, a vida e a linguagem. Outros antigos e jovens autores indígenas, como Lívio Jekup, Cristino Wapishana e Edson Krenak também falam sobre suas obras no Colóquio. Eles contam suas trajetórias de artistas repletas de lutas, preconceitos e conquistas. <br><br>Representantes de outras Universidades também apresentam no evento resultados de suas pesquisas e atividades voltadas à temática indígena, aos estudos afro-brasileiros e à área de estudos bilíngues. Ainda participam do Colóquio o grupo Xondaro Mc's, formado por integrantes da aldeia do Jaraguá do povo guarani. A programação conta também com um sarau lítero-musical afro-indígena, no encerramento dos dois dias do evento.<br> <br>Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 7 de outubro, pelo <u><a target="_blank" href="http://www.leetra.ufscar.br">site do Grupo de Pesquisa Linguagens, Etnicidades e Estilos em Transição</a></u> (LEETra) da UFSCar. A atividade é aberta à participação de toda comunidade e haverá emissão de certificados. O III Caxiri na Cuia ocorre no auditório Lupe Cotrim, localizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa LEETra da UFSCar em parceria com o Programa de Estudos em Tradução da USP (Tradusp). Mais informações em <u><a target="_blank" href="http://www.leetra.ufscar.br">www.leetra.ufscar.br</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.