Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Até o dia 10 de março, estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na "IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática", realizada na UFSCar entre os dias 30 de abril e 2 de maio. Podem participar pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores de ensino superior e de educação básica para apresentação de trabalhos no formato de relato de experiência, comunicação científica e pôster.<br><br>Além das apresentações de trabalhos, também serão realizados minicursos que abordam a modelagem matemática nos contextos de práticas de sala de aula, possibilidades para o ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Médio, tarefas de modelagem matemática, modelos de fenômenos demográficos, constituição de comunidades de prática locais no ambiente da modelagem matemática, formação de professores, uso software Scratch e elementos para a emergência da Modelagem. As inscrições para os minicursos serão realizadas no dia do credenciamento.<br><br>A conferência também conta com palestras e atividades culturais. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 30 de abril. A <u><a target="_blank" href="http://www.ixcnmem.ufscar.br/wordpress/?page_id=14">programação</a></u> está disponível para consulta no <u><a target="_blank" href="http://www.ixcnmem.ufscar.br">site do evento</a></u>.<br><br>A Modelagem Matemática estabeleceu-se em termos de práticas pedagógicas e científicas no campo da Educação Matemática nas últimas décadas. Uma vez reconhecida como área ou comunidade de pesquisa e de prática, pode-se afirmar que sobre ela concorrem e coexistem diferentes perspectivas ou concepções. E, nesse contexto, emergem resultados de pesquisa e prática que ensejam diferentes interpretações. Desse modo, ressalta-se a necessidade de debater a caracterização destas Modelagens e os distintos modos pelos quais elas, situadas na Educação Matemática, dialogam com diferentes contextos, como a etnomatemática, a resolução de problemas, a história da matemática e da educação matemática e com outras áreas do conhecimento, tais como: matemática, física, biologia, economia, geografia. Frente ao exposto, a temática deste evento enfatiza o fato de que apenas conhecendo e situando as diferenças é possível ampliar as discussões e avançar em direção à busca de novos rumos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática.<br><br>A comissão organizadora é presidida pelo professor Ademir Donizeti Caldeira do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Os procedimentos de <u><a target="_blank" href="http://www.ixcnmem.ufscar.br/wordpress/?page_id=20">inscrição</a></u>, a <u><a target="_blank" href="http://www.ixcnmem.ufscar.br/wordpress/?page_id=14">programação</a></u> e os <u><a target="_blank" href="http://www.ixcnmem.ufscar.br/wordpress/?page_id=22">procedimentos de envio de trabalhos</a></u> devem ser consultados no site do evento, em <u><a target="_blank" href="http://www.ixcnmem.ufscar.br">www.ixcnmem.ufscar.br</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.