Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. O tom provocativo na apresentação de soluções concretas de mudança no Ensino Superior brasileiro marcou as falas da mesa redonda "Educação Superior, pesquisa básica e política industrial", que ocorreu na tarde de ontem, dia 13 de julho, no Teatro Florestan Fernandes, na programação da 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).<br><br>Regina Pekelmann Markus, Secretária Geral da SBPC, assumiu a coordenação da mesa, composta por Jorge Luis Nicolas Audy, Vice-Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreedimentos Inovadores (Anprotec), Luiz Davidovich, docente do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação (CNE).<br><br>Os palestrantes apresentaram dados sobre o Ensino Superior no Brasil que interferem na consolidação da inovação no País. Para Audy, quando o assunto é inovação, ainda é preciso evoluir muito. "O nosso desenvolvimento é sustentado com a exploração de matéria prima e não com o conhecimento. Estamos distantes de transformar conhecimento em valor agregado, em riqueza", sintetizou.<br><br>Nesse contexto, a universidade tem um papel chave. "Ainda que as primeiras universidades tenham sido instaladas tardiamente no Brasil, houve uma evolução notável em índices como a formação de doutores, número de publicações e iniciativas em diversas áreas, como Física, Matemática, linguagens e aperfeiçoamento de professores", afirmou Davidovich, com base em dados sobre o ensino no Brasil e no mundo. "Mas, comparado a ouros países, ainda precisamos melhorar muito."<br><br>Apresentando exemplo de países bem sucedidos nos rankings do Ensino Superior incluindo nações da Europa e, também, China e Estados Unidos , Davidovich defendeu alternativas com foco na formação de pessoas. Uma delas é a flexibilização dos currículos, combinando cursos de graduação de diferentes durações, a inserção de mais disciplinas eletivas, dentre outras diretrizes que, segundo ele, estão registradas integralmente nos documentos da Academia Brasileira de Ciências (ABC).<br><br>A rigidez em processos externos às Instituições de Ensino Superior (IES) também é apontada como um obstáculo ao desempenho voltado à inovação. "Apenas 3% dos doutores no Brasil estão na indústria. Os demais estão na universidade, regidos por estruturas de avaliações, periódicas e obrigatórias", afirmou Curi. Especificamente em relação ao âmbito privado, Curi acentua a crítica: "Com tantas avaliações, as instituições se ajustam aos requisitos mínimos para manter a expansão do Ensino Superior. Daí a baixa produtividade dessas IES", afirmou. E complementou: "No Brasil, 68% das IES são privadas. Elas deveriam investir mais em inovação. Falta uma política que estabeleça isso como agenda compulsória".<br><br><strong>Gestão no Ensino Superior</strong><br>Apesar dos fatores externos que, segundo os participantes da mesa, impedem o avanço do Brasil na inovação, a resistência à mudança por parte das próprias IES, tanto públicas quanto privadas, foi uma crítica comum nas falas dos palestrantes. Davidovich apontou o conservadorismo das corporações como um dos principais entraves às mudanças, especialmente de gestores e docentes. "As IES devem colocar sua tradição e qualidade a serviço da renovação necessária para atender a sua terceira missão, que é a atuação no desenvolvimento econômico e social", afirmou Audy.<br><br>A programação de mesas redondas que acontecem ao longo da semana, até a próxima sexta-feira, pode ser conferida em <u><a target="_blank" href="http://www.sbpc.ufscar.br">www.sbpc.ufscar.br</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.