Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar comunicou nos últimos dias alterações no calendário acadêmico de graduação, realizadas para comportar os ajustes no processo de inscrição em disciplinas ocasionados pela transição de sistemas. Com isso, o início das aulas foi alterado somente para estudantes veteranos. Para os calouros de 2016, as aulas começam em 29 de fevereiro com a Calourada, que acontecerá até o dia 4 de março em todos os campi da Universidade. Confira a programação do seu Campus no site <u><a target="_blank" href="http://www.calourada.ufscar.br/">www.calourada.ufscar.br</a></u>.<br><br>Datas importantes:<br><br>Calouros 2016<br>29/2 e 1/3 Confirmação presencial de matrícula - obrigatório<br>29/2 a 4/2 - Calourada<br><br>Veteranos<br>2/3 a 3/3 Fase de ajuste das inscrições em disciplinas<br>6/3 Publicação dos deferimentos finais<br>7/3 Início das aulas<br><br>No dia 25 de fevereiro, a ProGrad e a SIn divulgaram um comunicado com esclarecimentos sobre o reajuste do Calendário. Confira a íntegra do documento abaixo:<br><br><em>"A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e a Secretaria Geral de Informática (SIn) esclarecem a comunidade a respeito do processo de inscrições em disciplinas e da necessidade de reajuste no calendário acadêmico da graduação.</em><br><br><em>Como deve ser de conhecimento da comunidade universitária, estamos passando por um processo de transição de sistemas. A transição não é somente de ProGradWeb para SIGA, mas a integração geral entre os sistemas da universidade, para otimizar os processos, melhorar a qualidade e facilitar a criação de novos serviços. Como consequência imediata dessa transição já colhemos frutos, como a integração das senhas para acesso à rede sem fio e proxy. O credenciamento ao serviço CAFe Comunidade Acadêmica Federada da RNP, que permitirá aos integrantes da comunidade da UFSCar utilizar recursos em outras universidades, também está em andamento e é consequência dessa transição.</em><br><br><em>Nesse contexto de transição, enfrentamos neste momento problemas no processo de inscrição em disciplinas, decorrentes de uma sucessão de falhas de ordem administrativa e técnica.</em><br><em>De maneira geral, o processo de inscrição começa com a oferta de disciplinas pelas chefias de departamentos, conforme solicitações das coordenações de curso. Nessa etapa são criadas as turmas e realizadas indicações para atender as demandas dos cursos.</em><br><br><em>Durante esse processo, algumas chefias e coordenações de curso não indicaram reserva de vagas em turmas para calouros (que têm garantia de vaga). Com isso, o número de vagas disponíveis para inscrição pelos alunos foi aumentado de maneira indevida.</em><br><br><em>Paralelamente a isso, houve uma falha do sistema, que permitiu o remanejamento de inscrições entre turmas sem verificação de conflito de horário, resultando para alguns estudantes a situação de estarem deferidos em duas turmas com horários conflitantes. O índice de estudantes impactados por essa situação foi de 6% do total. Tão logo o problema foi detectado, o defeito no sistema foi corrigido e essas inscrições conflitantes foram indeferidas. Todas as rotinas técnicas adotadas para identificação desses problemas estão sendo documentadas e avaliadas para compor um módulo de auditoria do SIGA, que apoiará análises mais rápidas de recursos.</em><br><br><em>Diante dos fatos apontados, a Administração Superior da UFSCar, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e a Secretaria Geral de Informática, tomaram as seguintes ações:</em><br><em>Ação 1: Revisão completa das turmas indicadas para calouros. Os departamentos acadêmicos estão sendo contatados para ajustar a oferta de vagas para calouros, para comportar a demanda e evitar problemas nas matrículas dos novos estudantes, prevista para a próxima semana;</em><br><em>Ação 2: A equipe técnica está preparando o sistema para dar continuidade aos procedimentos de início do semestre (manutenção das inscrições, deferimento e ajuste);</em><br><em>Ação 3: Reabrir etapa de manutenção das inscrições pelas chefias dos departamentos;</em><br><em>Ação 4: Reabrir a fase de ajuste, para que os alunos tenham oportunidade de reajustar suas inscrições.</em><br><em>Para a realização desse processo será necessário reajustar o calendário acadêmico, conforme indicado a seguir.</em><br><em>24/2 a 25/2 Ação 1 (Revisão completa das turmas indicadas para calouros) Envolvidos: Chefias dos departamentos acadêmicos e DiGRA</em><br><em>25/2 a 29/2 Ação 2 (Preparação do sistema para continuidade aos procedimentos de início do semestre) Envolvidos: SIn e DiGRA</em><br><em>29/2 Início das aulas para novos estudantes Calourada</em><br><em>29/2 e 1/3 Confirmação de matrícula</em><br><em>1/3 Ação 3 (Manutenção dos mapas pelas chefias dos departamentos)</em><br><em>2/3 a 3/3 Ação 4 (Fase de ajuste) Envolvidos: Alunos</em><br><em>4/3 Ação 3 (Manutenção final dos mapas pelas das chefias dos departamentos)</em><br><em>6/3 Publicação dos deferimentos finais</em><br><em>7/3 Início das aulas para estudantes veteranos</em><br><br><em>Desta forma, o início das aulas para os estudantes veteranos será em 7 de março. Para os calouros, será mantido em 29 de fevereiro, quando terá início a Calourada 2016, com programação durante toda a semana, disponível no site www.calourada.ufscar.br. A ProGrad reforça que os ingressantes em 2016 que deixarem de comparecer ao procedimento de confirmação de matrícula nos dias 29 de fevereiro ou 1º de março perderão a vaga, de acordo com o estabelecido no edital que regulamenta o ingresso na graduação.</em><br><em>Pedimos a compreensão da comunidade nessa fase de transição. Todos os esforços estão sendo empregados pela SIn e pela ProGrad para solucionar o problema, inclusive com a escalação de outros servidores, em período noturno, para apoiar a equipe responsável pela gerência do SIGA".</em> text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 42898_calendario_sino_3329836867559039580.jpg — image/JPEG, 25 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.