Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. A construção de robôs parece ser um processo que envolve exclusivamente alta tecnologia, anos de estudos e muito dinheiro a ser investido. Mas a realidade não é bem essa. Projetos desenvolvidos por professores dos departamentos de Engenharia Elétrica (DEE) e Engenharia Mecânica (DEMec) estimulam a criação de equipamentos automatizados, tanto nos ensinos médios e fundamental quanto nos cursos de graduação.<br><br>Atualmente, a robótica é aplicada de maneira bem ampla como, por exemplo, em indústrias que utilizam equipamentos para execução de ações que envolvem movimentos repetitivos e que exigem precisão ou ainda na manutenção de satélites que estão no espaço. <br><br>Para a construção de um equipamento que apresente autonomia e consiga se adaptar a diversas condições para a execução de uma tarefa, é necessária a aplicação de conhecimentos matemáticos, físicos e de computação. As disciplinas apresentadas nos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Computação oferecem a base teórica para os processos práticos. Os algoritmos e a configuração dos sensores exigem conhecimento de eletrônica e programação, enquanto a estrutura do robô e o projeto do movimento envolvem teorias relacionadas à mecânica.<br><br>A professora Tatiana Pazelli, do DEE, explica que os conhecimentos em Engenharia Elétrica são aplicados nos processos de controle, captação e processamento de informações. Baseado no que é captado pelos sensores, o robô filtra e processa as informações relevantes para a execução de uma função previamente determinada. As técnicas de controle levam em consideração as medidas matemáticas. Por exemplo, para um robô seguir uma trajetória, uma equação matemática calcula o quanto de torque deve ser aplicado nas rodas para corrigir possíveis desvios e seguir o caminho planejado, explica a professora. <br><br>Já os aspectos mecânicos do robô levam em consideração a estrutura do equipamento para que suas funções sejam executadas, como chassi e suporte para os circuitos elétricos e eletrônicos, a utilização de peças em tamanho e resistência adequados e os mecanismos de movimentação. <br><br>O professor Rafael Aroca, do DEMec, explica que hoje o processo de construção de um robô é simples, pois já é possível utilizar placas com processadores de baixo custo, telefones celulares e tablets para integrar as estruturas do equipamento. Podemos usar um celular como unidade de controle de um robô. A câmera pode ser usada como um sistema de visão, o GPS pode ser usado como um sistema de localização, o reconhecimento de voz pode ser usado para passar as instruções. Isso também reduz os custos porque não é necessário investir em eletrônica e computação sofisticada, afirma o docente. <br><br>Aroca destaca que a utilização de impressoras 3D também facilitou a construção de robôs, pois é possível fazer peças dedicadas ao projeto. A impressoras 3D eram usadas como ferramentas de prototipagem rápida. Nas nossas pesquisas, vimos que é possível fazer peças com baixo custo e características mecânicas próximas daquelas que são feitas pelo processo tradicional de injeção em molde de plástico, afirma.<br><br>Projetos na graduação estimulam os estudantes a desenvolverem robôs. Na UFSCar, a equipe <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/RedDragonsUFSCar/">Red Dragons</a></u>, coordenada pelo professor Roberto Inoue, do DEE, cria robôs autônomos para participar de jogos de futebol. Como explica Natália Andrade, estudante do curso de Engenharia Elétrica da UFSCar e capitã da equipe Red Dragons de futebol de robôs, a atividade envolve várias disciplinas e conhecimentos relacionados aos cursos de engenharia, para a construção da estrutura do robô relacionados à movimentação, gerenciamento e uso de energia elétrica, captação de informaç text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 43965_ptdsc_9996_5542620655108330582.jpg — image/JPEG, 54 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.