Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Como <u><a target="_blank" href="http://www.blogdareitoria.ufscar.br/?p=3961">parte do processo de construção participativa e dialógica da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar</a></u>, a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade) da Universidade e a Comissão de Acessibilidade do Campus Sorocaba realizaram no dia 31 de maio o seminário temático "Inclusão e Direitos Humanos", com a proposta de discutir políticas sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior. <u><a target="_blank" href="http://www.blogdareitoria.ufscar.br/?p=4060">Evento com a mesma temática já havia sido realizado no Campus São Carlos em 17 de maio.</a></u><br><br>Com o auditório repleto de integrantes da comunidade universitária com interesse em pensar e construir uma Universidade acessível a todas e todos, o seminário contou com apresentações de Teresa Cristina Leança, docente em Libras do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, e de Magno Donizetti de Oliveira, representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Sorocaba.<br><br>Em sua fala, Leança conceituou o termo inclusão como um processo de compreensão das diferenças existentes entre os indivíduos; de envolvimento da comunidade em torno do bem comum; de acolhimento das necessidades dos membros dessa comunidade; e de transformação dos ambientes e das mentalidades sobre a existência das deficiências e a presença das pessoas com deficiência. "Uma política institucional que vise a igualdade de condições de acesso e permanência das pessoas dentro da UFSCar precisa considerar todos esses aspectos", afirmou a professora. Para ela, "a Universidade só vai conseguir se transformar a partir do momento em que entender que acessibilidade não diz respeito apenas às pessoas com deficiência, já que as adaptações beneficiam o funcionamento integral da Instituição e a convivência da comunidade universitária em seu conjunto".<br><br>Para o representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, é preciso se preocupar também com a adaptação dos materiais didáticos e das estratégias pedagógicas. "Como docentes estão recebendo formação e preparação para lidar com as deficiências durante os processos de ensino-aprendizagem?", questionou Oliveira. "Temos de pensar em alternativas pedagógicas para o acolhimento das pessoas cegas, surdas, portadoras de transtornos neurobiológicos e de todo o conjunto de estudantes, com deficiência ou não", defendeu o conselheiro.<br><br>Após as apresentações, houve relatos de pessoas com deficiência (surdez, cegueira, baixa visão, tetraplegia) que estavam na plateia e que, com suas experiências de vida, percepções e inquietações, contribuíram para o entendimento a respeito da complexidade do assunto e dos desafios na construção de uma política de inclusão. "Ouvir as pessoas com deficiência é fundamental para que a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar tenha completa aderência à realidade vivida por elas e corresponda aos seus anseios", afirmou a professora Katia Caiado, também do DCHE e membro da Comissão de Acessibilidade do Campus.<br><br>O evento reuniu também assistentes sociais, professoras na área da surdo-cegueira de escolas públicas de Sorocaba e representantes de movimentos sociais que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade e na Universidade. Presentes no seminário, as professoras Viviane Melo de Mendonça, Rosana Batista Monteiro e Rosimeire Maria Orlando, responsáveis pelas coordenadorias de Diversidade e Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos e Inclusão da Saade, recapitularam o processo dialogado de elaboração da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar e reforçaram a importância da participação da comunidade universitária.<br><br>Nos próximos dias 13 e 15 de junho, novos seminários no Campus Sorocaba debaterão temas relacionados às Relações Étnico-Raciais e a Diversidade e Gênero. As informações completas estão no <u><a target="_blank" href="http://blog.saade.ufscar.br/">Blog da Saade</a></u>.<br><br><em>Foto: Magno Donizetti de Oliveira, representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Sorocaba, faz sua apresentação no evento (Crédito: João Justi SeCS-So/UFSCar)</em> text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. 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