Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Fazer escolhas nem sempre é tarefa fácil. Fazer escolhas que envolvam investimentos materiais e emocionais; necessidades objetivas e desejos subjetivos; imperativos reais e grandes sonhos é missão ainda mais difícil. Mas afinal, como tomamos nossas decisões das mais triviais às mais complexas? Éderson Luiz Piato, especialista em Marketing, docente do Departamento de Administração (DAdm) do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba da UFSCar, tem investigado o que os consumidores levam em consideração no momento de adquirir bens e serviços e quais fatores influenciam a escolha final, ou seja, a decisão de compra.<br><br>Baseado na literatura de referência das áreas de Administração, Psicologia, Sociologia e Marketing, o pesquisador da UFSCar afirma que as ações, decisões e julgamentos pessoais podem ser influenciados pelo tipo de valores considerados dominantes na personalidade dos indivíduos. Assim, a identificação de valores específicos permitiria explicar os motivos que levam as pessoas a tomarem determinadas decisões, inclusive decisões de compra. Os valores representam as crenças ou conceitos que influenciam os processos de avaliação e de escolha dos indivíduos, no intuito de alcançar comportamentos ou estados desejados; são, portanto, elementos fundamentais para explicar o comportamento de compra das pessoas, atesta Piato.<br><br>Em amplos estudos realizados durante a década de 1990, o renomado pesquisador de Psicologia Social, Shalom Schwartz, identificou aqueles que, segundo ele, seriam os valores fundamentais norteadores do comportamento humano: poder (status social e prestígio); realização (sucesso); hedonismo (prazer, diversão); estimulação (vida sem rotina, excitante); autodirecionamento (criatividade, curiosidade, liberdade); universalismo (justiça social, igualdade); benevolência (visar o bem estar das pessoas); tradição (compromisso com questões culturais); conformidade (cortesia, obediência, honradez); e segurança. Para o professor da UFSCar, esses valores são perseguidos pelos indivíduos no momento da compra de bens e serviços e impactam nos processos de avaliação e de escolha pessoais.<br><br>O pesquisador da UFSCar explica que, quando os consumidores avaliam um produto por meio de atributos utilitários tangíveis, tendem a julgá-lo por meio de processos racionais e objetivos. Por outro lado, quando a avaliação do produto ocorre por meio de atributos simbólicos, ocorre um julgamento afetivo. Nessa segunda situação, os valores humanos transpõem os atributos tangíveis no processo de decisão de compra, influenciando diretamente a preferência de consumo, afirma Piato. Em outras palavras, o que se constata é que durante o processo de decisão de compra a escolha por determinados atributos tangíveis dos produtos é guiada por valores pessoais não racionalizáveis. Ou ainda, o consumidor busca por meio dos atributos específicos dos produtos benefícios capazes de levá-lo a um estado desejado futuro de felicidade, sucesso, segurança, poder etc.<br><br><strong>Comprando automóveis</strong><br>Em estudo recente, Piato investigou a estrutura cognitiva de valores dos consumidores de carros da cidade de São Paulo; a ideia foi identificar quais atributos são considerados, os benefícios alcançados e os valores perseguidos pelos compradores de dois modelos de automóveis de uma grande montadora. A pesquisa visou a descobrir o que realmente influencia o indivíduo na decisão de compra de um dos bens mais idealizados pelo homem, o automóvel.<br><br>Durante o trabalho, foram realizadas entrevistas em profundidade com compradores de dois modelos específicos de automóvel (um compacto e outro esportivo) que haviam adquirido o bem há, no máximo, um ano. Os consumidores foram contatados aleatoriamente a partir do cadastro de clientes fornecido pela montadora. O processo de coleta, aná text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 45406_carros2_ok_4643251356408126719.png — image/PNG, 565 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.