Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Quatro pesquisas da UFSCar tiveram reconhecimento acadêmico no Prêmio Capes de Tese 2016. O trabalho "Produção de Glicosil hidrolases por <em>Trichoderma harzianum</em> para o processo de sacarificação da biomassa vegetal", da aluna Priscila da Silva Delabona e sob orientação dos docentes Cristiane Sanchez Farinas dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) e Biotecnologia (PPGBiotec) da UFSCar e José Geraldo da Cruz Pradella também do PPGBiotec , conquistou o Prêmio Capes de Tese. <br><br>Segundo os pesquisadores, o objetivo da tese foi desenvolver uma plataforma de produção enzimática <em>on-site</em> pelo fungo <em>Trichoderma harzianum</em>, recém-isolado da Floresta Amazônica, utilizando resíduos da cana-de-açúcar com foco no melhoramento dos processos fermentativos em biorreatores, bem como no uso de técnicas avançadas de biologia molecular para o desenvolvimento genético da linhagem. Com isso, houve um trabalho em equipe feito entre a UFSCar e os centros de pesquisa nacionais da Embrapa Instrumentação e do Laboratório Nacional de Ciência e Biotecnologia do Bioetanol (CTBE), algo fundamental para que pudéssemos conquistar esse prêmio. Além disso, a colaboração com a Universidade de Viena, na Áustria, onde foi realizado o estágio sanduíche com apoio do Programa Ciência Sem Fronteiras, do CNPq, também foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho, informa Priscila. Segundo os orientadores, a sinergia que a interdisciplinalidade proporciona e que é uma característica do PPGBiotec contribuiu fortemente para o resultado positivo deste trabalho. Dele tivemos ainda uma patente e seis artigos científicos publicados em revista de alto impacto. Com isso, esperamos poder contribuir para gerar os avanços tecnológicos necessários para o aumento da eficiência do uso da biomassa vegetal como fonte de energia renovável, afirmam. <br> <br>Além disso, mais três trabalhos da Universidade receberam menções honrosas. Na área de Antropologia Social, foi premiado o estudo "Os pataxó em morros brutos e terras fanosas: descortinando o movimento das puxadas de rama", de Fabiano José Alves de Souza, sob orientação do professor Felipe Ferreira Vander Velden, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo). A tese trata dos índios pataxó que vivem no estado de Minas Gerais. Os pataxó são originários do sul da Bahia, mas, desde que passaram a se deslocar para Minas Gerais, vêm fazendo deste estado seu território por meio de um processo constante de formação de novas aldeias que envolve uma delicada negociação com os habitantes humanos e não humanos dos lugares, explica Felipe. Com esse fio condutor, a tese ilustra uma cosmologia vibrante, riquíssima, de um povo que, para muitos, nem mais índios são. O grande diferencial do trabalho é tratar esta cosmologia com um profundo respeito, concedendo amplo espaço as suas sutilezas e detalhes, estranhando-a sempre que necessário, mas também buscando nela pontos de contato com a experiência dele mesmo. Os Pataxó, na tese, são um povo indígena mais vivo do que nunca, ao contrário do que querem muitos, ressalta o docente.<br> <br>Também recebeu a menção a tese Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino, de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual", na área de Psicologia e de autoria de Priscila Benitez Afonso, sob orientação da professora Camila Domeniconi, do Departamento de Psicologia (DPsi). A pesquisa teve como premissa básica o questionamento sobre como programar intervenções que garantam a aprendizagem acadêmica de habilidades básicas de leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro do autismo (TEA) a partir do envolvimento de três diferentes agentes educacionais: professor de sala de aula, professor de educação especial e pais, conta Priscila. Foram, portanto, realizados três estudos que envolveram diversas etapas, como: problematização do ensino e da aprendizagem de leitura e escrita com estudantes com TEA e DI; reflexões sobre as condições necessárias para propor capacitações que envolvessem os três agentes citados; discussões sobre como programar e implementar uma intervenção para ser aplicada pelos pais, bem como pelos professores, de modo a compreender o papel desses agentes educacionais formais no ensino e aprendizagem dessas habilidades básicas. Os três estudos mostram a efetividade de todas as intervenções planejadas, devidamente aplicadas e avaliadas para o ensino de leitura e escrita com esses estudantes, ressalta a docente Camila. <br> <br>Por fim, na área de Sociologia, ganhou menção honrosa a tese "Por que Fanon, por que agora?: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil", defendida por Deivison Mendes Faustino sob orientação do professor Valter Roberto Silvério, do Departamento de Sociologia (DS). Segundo o docente, a tese discute os diferentes caminhos, usos e apropriações do pensamento de Frantz Fanon no Brasil a partir da década de 1950. O estudo argumenta que o legado de Fanon será reivindicado de maneira diversa por vertentes teóricas distintas e, por vezes, conflitantes, explica Valter. O docente afirma que o diferencial da tese é sua abrangência e a capacidade de síntese do autor em relação ao conjunto de perspectivas teóricas que se utilizam, contemporaneamente, da obra de Fanon. Outro diferencial em relação ao Brasil era a ausência de trabalhos sistemáticos sobre a contribuição de Fanon para a teoria social contemporânea. Creio que o trabalho provocará mudanças necessárias e substantivas para a teoria social desenvolvida no Brasil no tema das relações raciais e da ausência de reconhecimento da contribuição social do negro na sociedade brasileira, relata o professor.<br> <br><strong>Reconhecimento </strong><br> Para a aluna Priscila Delabona, a conquista do prêmio foi um grande reconhecimento. Sabemos que desenvolver pesquisa no Brasil não é uma tarefa fácil, portanto a sensação é de dever cumprido, de uma etapa concluída com êxito. Sinto-me muito lisonjeada, pois esta premiação é o reconhecimento acadêmico máximo, ressalta. Os orientadores concordam e acreditam que a aluna, com competência e profissionalismo, desenvolveu uma pesquisa de qualidade que teve seu mérito reconhecido. <br> <br>Já a docente Camila e a estudante Priscila Afonso acreditam que a menção honrosa mostra o reconhecimento da importância do trabalho com os estudantes com deficiência intelectual e autismo matriculados na escola regular, assim como com a capacitação de pais e professores envolvidos nesse processo. Acreditamos que este é um grande desafio para a educação brasileira e que a Psicologia pode contribuir na proposição de procedimentos que funcionem, trabalhando em parceria com pais e professores, visando a aquisição e a melhoria de repertórios importantes para a vida de um indivíduo. Seguimos em frente com muito ânimo para enfrentar os novos desafios que existem nessa área e o reconhecimento nos dá incentivo para acreditar que este é um caminho importante e possível de se percorrer, reforçam. <br> <br>A mesma satisfação por ter conquistado o prêmio é relatada pelo professor Valter e seu orientando, Deivison. Como docente dedicado a um dos temas mais complexos e recorrentes da sociologia as relações étnico-raciais , meu sentimento é de extrema felicidade em ver reconhecido um trabalho exemplar de pesquisa, documental e teórica, sintetiza Valter. O aluno Deivison completa: um prêmio como este não confere reconhecimento apenas à pesquisa e ao seu pesquisador, mas também a todo o seu contexto de produção. Neste caso, destaco o ambiente favorável ao desenvolvimento do pensamento crítico, encontrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), o incentivo do corpo docente como um todo e, sobretudo, o apoio irrestrito oferecido pelo professor Valter, que não apenas sugeriu o tema da pesquisa, como também ofereceu dicas preciosas à realização do trabalho.<br><br> O resultado com todos os vencedores do Prêmio Capes de Tese foi publicado no Diário Oficial da União no dia 10 de outubro e o evento de entrega dos prêmios acontece em Brasília, no dia 14 de dezembro de 2016, na sede da Capes, a partir das 18 horas. A edição 2016 do Prêmio Capes de Tese premia as melhores teses de doutorado defendidas em 2015 e artigos científicos derivados selecionados em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Mais informações podem ser encontradas no <u><a target="_blank" href="http://www.capes.gov.br">site da Capes</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 46505_premio_capes_3317779979439216720.jpg — image/JPEG, 32 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.