Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Conhecer a opinião das pessoas sobre produtos, serviços e até sobre fatos do dia a dia é um dos principais desafios para marcas, empresas, partidos políticos, acionistas etc. Na era da internet, essa necessidade se tornou mais complexa devido ao volume de informações que são geradas e circulam em redes sociais, <em>blogs</em> e sites. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores do <u><a target="_blank" href="http://dcomp.sor.ufscar.br/lasid/">Laboratório de Sistemas Inteligentes e Distribuídos</a></u> (LaSID) do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba da UFSCar desenvolveu um sistema capaz de analisar, automaticamente, uma grande quantidade de mensagens coletadas de redes sociais e estimar a opinião - positiva ou negativa - que a maioria dessas mensagens expressa a respeito de um assunto ou objeto de interesse. <br><br>"Pesquisas de opinião tradicionais são normalmente custosas, pois envolvem consultas individuais - seja por telefone ou por meio eletrônico - e a abrangência é frequentemente limitada [baixo volume de respostas]. Através desse sistema computacional inteligente, é possível analisar automaticamente a opinião de milhares de pessoas de qualquer lugar do mundo, em um curto espaço de tempo e com baixo custo", compara o professor Tiago Agostinho de Almeida, do Departamento de Computação (DComp) e coordenador do estudo que gerou a nova ferramenta. Com o sistema on-line, a análise se torna altamente dinâmica e pode ser usada rapidamente para atender a demanda do mercado e satisfazer os interessados em conhecer a opinião pública. Não obstante, a alta capacidade de abrangência permite que as análises se tornem muito mais robustas, confiáveis e, portanto, menos tendenciosas, avalia o professor.<br><br>Por exemplo, suponha que uma empresa tenha lançado um produto e gostaria de saber a opinião das pessoas a respeito dele. Atualmente, essa análise é feita, na maioria dos casos, por meio de questionários ou entrevistas realizadas com consumidores. Trata-se de um mecanismo lento e, muitas vezes, pouco representativo para obter opiniões. Com o sistema proposto, a empresa poderia obter essa análise de forma muito mais rápida e abrangente, pois milhares de mensagens postadas em redes sociais sobre o produto seriam coletadas e analisadas automaticamente, detalha Almeida.<br><br>Segundo o professor, um dos motivos do sistema proposto ter obtido melhores resultados que as técnicas tradicionais se deve à inovação da pesquisa que procurou aumentar a capacidade de processamento e análise de textos curtos e ruidosos como os que são comumente compartilhados nas redes sociais e pelo <em>WhatsApp</em>, através de <em>smartphones</em>.<br><br>Para o desenvolvimento do mecanismo, os pesquisadores propuseram um comitê composto por diversos métodos sofisticados de inteligência artificial e processamento de linguagem natural que são combinados automaticamente para processar mensagens de texto e predizer a opinião (muitas vezes implícita) expressa na mensagem, a respeito de algum objeto de interesse. O sistema realiza a "leitura", "interpretação" e detecção de contexto mesmo para mensagens repletas de gírias, símbolos, abreviações, <em>emoticons</em> etc. Além disso, articula técnicas de normalização léxica e indexação semântica para obter conceitos relacionados a termos isolados das mensagens. Dessa forma, é capaz de realizar a análise da opinião de maneira sensível ao contexto. <br><br>Por exemplo, em um contexto político, na mensagem 'Ele é um porco!', a palavra porco evidencia uma opinião negativa com relação a alguém. Porém, no contexto de uma conversa sobre animais, a mesma palavra não indica nenhuma opinião, mas apenas faz referência ao animal. Assim, através de técnicas modernas de detecção de contexto e indexaçã text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 48019_portal_ls_5576181576941511265.jpg — image/JPEG, 26 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.