Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. O projeto de inclusão digital do Campus Sorocaba da UFSCar <u><a target="_blank" href="http://uxleris.sor.ufscar.br/c2y/"><em>Computing to You!</em> (C2Y!)</a></u> recebeu Chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em reconhecimento ao trabalho que desenvolve no sentido de aproximar a computação de públicos não familiarizados com a área pela educação formal, popularizando os processos e o pensamento computacional.<br><br>"O projeto C2Y! foi considerado inovador tanto no caráter educativo quanto tecnológico por levar o ensino do pensamento computacional para crianças, adolescentes e professores da rede básica de ensino e, também, por promover encontros que discutem o papel das mulheres dentro da área de Tecnologia da Informação", afirmam as coordenadoras da iniciativa e professoras do Departamento de Computação (DComp) do Campus Sorocaba, Luciana Aparecida Martinez Zaina e Tiemi Christine Sakata. <br><br>O C2Y!, que teve início em abril de 2016, é realizado em escolas da rede pública de ensino de Sorocaba e região e integra tanto os alunos como os professores. "Essa integração é importante, pois é o professor que atua diretamente com o estudante. Se ele conseguir aplicar atividades de pensamento computacional em suas aulas trará um ganho grande para a aprendizagem, tornando-a mais significativa aos jovens", defendem as docentes da UFSCar. No ano de 2016, o projeto envolveu, aproximadamente, 700 crianças e adolescentes e 50 professores e estudantes de Pedagogia, além de cerca de 30 alunos de graduação que trabalharam como voluntários nas atividades propostas. <br><br>"Em muitos países, a Computação como ciência já vem sendo ensinada nas escolas desde as fases iniciais da educação. O que queremos é que no Brasil isso se torne real também", dizem as coordenadoras do C2Y!. "Os professores que idealizaram o projeto tinham a motivação de querer levar a computação para públicos que não a conheciam, mas de uma forma diferente, para que as pessoas entendessem a Computação como ciência e não como ferramenta. O computador é o meio de se fazer Computação mas, na verdade, a finalidade da Computação é resolver problemas de forma criativa e usando diferentes estratégias. Quando as pessoas entendem isso, elas começam a ver que a Computação pode desenvolver habilidades que vão além de usar o computador tais como estratégia, criatividade, pensamento lógico, uso de linguagem para se expressar, entre outras", explicam as professoras. <br><br>Atualmente, professores e alunos do curso de Ciência da Computação do Campus Sorocaba da UFSCar estão trabalhando nas <u><a target="_blank" href="http://uxleris.sor.ufscar.br/c2y/atividades/">atividades, em várias frentes e com diferentes responsabilidades</a></u>. Segundo Luciana e Tiemi, o envolvimento dos graduandos foi um dos critérios que levou o C2Y! a ser reconhecido com a Chancela da SBC. "Além de levar a Computação para a sociedade, estamos ajudando a formar cidadãos que são conscientes sobre seu papel transformador e demonstrando o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade. E com isso eles mesmos podem ser multiplicadores no futuro", afirmam elas. <br><br>A diversidade de <u><a target="_blank" href="http://uxleris.sor.ufscar.br/c2y/atividades/">atividades</a></u> realizadas em 2016 foi outro critério que colaborou para a outorga da Chancela pela SBC. As ações são feitas por meio de <em>workshops</em>, cursos, palestras e atividades de divulgação. Dentre as estratégias mais utilizadas pela equipe estão a computação desplugada (sem computadores) e o ensino de programação através de plataformas lúdicas. <br><br>"A computação desplugada (<em>Unplugged Computing</em>), por exemplo, tem por objetivo transmitir os conceitos de computação e trabalhar o pensamento computacional sem o uso do computador. Um exemplo usado pelo grupo é a analogia com a Astronomia. O telescópio é uma ferramenta que permite estudar os astros, contudo, o conhecimento não pode ser chamado de 'Ciência do Telescópio'. Assim como o telescópio é a ferramenta-meio, o computador, o <em>tablet</em> ou o <em>smartphone</em> também são os meios de se fazer a Ciência da Computação", exemplificam as coordenadoras.<br><br>Para saber mais sobre o projeto <em>Computing to You!</em> e a Chancela da SBC, acesse os sites <u><a target="_blank" href="http://uxleris.sor.ufscar.br/c2y/">uxleris.sor.ufscar.br/c2y</a></u> e <u><a target="_blank" href="http://www.sbc.org.br/home/institucional-3/chancela-sbc/c2y-computing-to-you">www.sbc.org.br</a></u>. Também é possível acompanhar as atividades do projeto pelo <u><a target="_blank" href="https://www.facebook.com/computingtoyou">Facebook</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 48640_portalsecot3_8694432535287202361.jpg — image/JPEG, 26 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.