Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. Além de ser fascinante e transportar as pessoas para um mundo tão real e, ao mesmo tempo, tão futurista, a robótica, quando praticada por alunos da Educação Básica, muda aspectos comportamentais desses estudantes, tornando-os mais disciplinados, colaborativos e criativos. Esse é um dos resultados do artigo "<u><a target="_blank" href="http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1729881416658166"><em>Brazilian Robotics Olympiad: a successful paradigm for science and technology dissemination</em></a></u>", publicado na revista <em>International Journal of Advanced Robotic Systems</em> e que analisa os efeitos da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em estudantes de todo o Brasil. Entre os autores estão Rafael Aroca, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec), e Tatiana Pazelli, professora do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), ambos da UFSCar e, respectivamente, atuais coordenador geral e vice-coordenadora da OBR.<br><br>A OBR foi criada em 2007 por professores universitários e com o objetivo principal de promover a robótica e a tecnologia no sistema escolar público e privado de todo o País. Dirigida a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, a Olimpíada é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A teórica consiste em uma série de provas escritas preparadas por uma comissão composta por professores das cinco regiões do Brasil. São seis níveis, sendo o primeiro dirigido para crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental e o sexto nível para alunos do último ano dos ensinos Médio e Técnico. Já o teste prático é composto por um desafio em que equipes formadas por até quatro estudantes devem construir robôs autônomos para resgatar vítimas em um ambiente que simula uma catástrofe.<br><br>Para obter os resultados do estudo, os pesquisadores encaminharam um questionário a estudantes que já participaram da OBR e outro aos professores. No total, 389 docentes e 536 alunos responderam. Dos alunos, 92% dos que responderam tinham entre 12 e 18 anos, e 48% eram de escolas públicas. Mais da metade, ou seja, 58% deles afirmaram que a OBR ajudou a escolher o seu curso de graduação. Daqueles que já estavam matriculados em um curso universitário, 99% estão nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia. "Um dos objetivos da Olimpíada é incentivar os alunos a escolher, justamente, uma dessas áreas", afirma Aroca. <br><br>Para os professores foi perguntado sobre os aspectos comportamentais dos alunos que se sobressaíram quando da preparação e participação na Olimpíada. Segundo eles, dos alunos que participaram da fase teórica, 59,28% demonstraram aumento de interesse e motivação, aumento de dedicação (41,24%) e aumento de cooperação e trabalho em equipe (35,05%). Já nos jovens que disputaram a etapa prática, destacaram-se a cooperação e trabalho em equipe (72,42%), interesse e motivação (67,78%) e dedicação (62,11%). "Além desses resultados, estudantes e professores concordam que a participação na Olimpíada aumenta o interesse dos jovens em robótica e tecnologia. Também vale destacar a quantidade similar de meninos e meninas que participam da OBR, o que pode indicar um futuro com maior igualdade de gênero nas carreiras de ciência e tecnologia", conclui o coordenador geral da OBR.<br><br><strong>Inscrições para a OBR 2017</strong><br>As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica seguem até o dia 20 de maio. A OBR é totalmente gratuita e podem participar alunos matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico.<br><br>A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo Brasil. Em 2017, a coordenação geral do evento em nível nacional é feita pela UFSCar. Participam também da organização nacional da OBR o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca-Unicamp), RoboCup, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Centro Universitário FEI, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Mostra Nacional de Robótica (MNR), Sesi-São Paulo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).<br><br>As inscrições podem ser feitas pelo site <u><a target="_blank" href="http://www.obr.org.br/">www.obr.org.br</a></u>, onde está o manual que esclarece os procedimentos de inscrição de alunos e equipes. Mais informações no <u><a target="_blank" href="http://www.facebook.com/OBRobotica">Facebook</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 49348_robo_portal_6808199457306700989.jpg — image/JPEG, 31 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.