Edição de Notícias da UFSCar Categoria Selecione um ou mais campus que a notícia deve ser exibida. São CarlosArarasSorocabaLagoa do Sino Título Informe o título da notícia. Subtítulo Informe o subtítulo Texto Informe o texto da notícia. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, orienta que alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e na realização de tarefas em áreas de seu interesse.<br><br>O que se pesquisa nesta grande área? Quais os avanços que a ciência tem alcançado? Qual é o papel da família e da escola diante de um aluno com altas habilidades? Essas são algumas das questões que norteiam o livro "Altas habilidades/superdotação: temas para pesquisa e discussão", organizado pelas pesquisadoras Rosemeire de Araújo Rangni, Mayra Berto Massuda e Maria da Piedade Resende da Costa e publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar).<br><br>A obra surgiu a partir dos temas abordados durante o "1º Seminário de Altas Habilidades: disseminando conhecimentos e práticas", realizado na UFSCar em 2015, quando constatou-se que "as temáticas debatidas e o conhecimento compartilhado na ocasião poderiam ser divulgados para um maior número de pessoas", lembra Rangni.<br><br>O livro está dividido em quatro partes: Família, que apresenta o artigo "Família e filhos superdotados: um relato de experiência"; Atendimento e direitos, com três textos - "Contextualizando o atendimento para pessoas com altas habilidades em São Paulo (Brasil) e Chile", "Núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação de Londrina-PR: caminhos de um serviço em expansão" e "O atendimento aos alunos com altas habilidades à luz da legislação brasileira"; a seção Dupla excepcionalidade aborda "Altas habilidades ou superdotação e dupla excepcionalidade: definições e reflexões"; e, por fim, Identificação e pesquisa, contempla dois artigos - "Identificação do aluno com precocidade da teoria das inteligências múltiplas: um estudo de caso" e "Síntese dos trabalhos apresentados no 1º Seminário de Altas Habilidades: disseminando conhecimentos e práticas".<br><br>"A área de altas habilidades merece atenção e disseminação devido à escassez em pesquisas na área no Brasil", defende Rangni. O livro, portanto, pretende colaborar com o empoderamento das famílias de pessoas com altas habilidades e com a capacitação dos profissionais envolvidos na atenção aos superdotados. Mais informações podem ser obtidas no <u><a target="_blank" href="http://www.editora.ufscar.br/">site da EdUFSCar</a></u>.<br><br>O Portal da UFSCar já abordou as pesquisas sobre altas habilidades desenvolvidas na UFSCar. Confira a <u><a target="_blank" href="http://www2.ufscar.br/noticia?codigo=9769">reportagem completa</a></u>. text/htmltext/plain Data Selecione a data da notícia. Atualizado em Selecione a data de atualização da notícia. Hora Informe a hora utilizando o formato HH:MM:SS. Data de Expiração Selecione uma data para a notícia expirar. Horário de Expiração Informe o horário que a notícia deve expirar utilizando o formato HH:MM:SS. Autor Informe o nome do autor Destaque Marque se a notícia é um destaque. Expira Marque se a notícia deve expirar. Perfil Escolha um perfil ou mais. EstudanteForeign VisitorDocente/TAPesquisadorVisitante Imagem Portal Insira uma imagem que será utilizada na notícia do portal. 50079_altas_habilidades_site_ufscar_3845729937199704847.jpg — image/JPEG, 20 KB Manter a imagem atual Remover a imagem atual Substituir por uma nova imagem Legenda da Imagem Portal Informe a legenda para a imagem utilizada na notícia do portal. Vídeo Informe o vídeo da notícia.