Grupo EngS da UFSCar é reconhecido como parceiro da ONU Meio Ambiente
Recentemente, o Grupo de Pesquisa Engenharia e Sustentabilidade (EngS), do Campus Sorocaba da UFSCar, foi reconhecido como parceiro científico da ONU Meio Ambiente para América Latina, considerando a relevância dos trabalhos que vêm desenvolvendo na área da sustentabilidade. Formado em 2018, o grupo é composto por docentes e estudantes de graduação e de pós-graduação da UFSCar e de outras entidades parceiras.
O EngS realiza pesquisas em temas relacionados à Gestão e Produção Sustentável de produtos, processos e serviços sob a perspectiva de Ciclo de Vida de Produto. Contempla também o estudo e o desenvolvimento teórico e aplicado de sistemas de produção mais sustentáveis, com foco na redução do consumo de materiais e energia, e na minimização da geração de resíduos ao longo do ciclo de vida de produtos para o desenvolvimento de uma Economia Circular. "Abordamos, inclusive, indicadores de sustentabilidade, a Avaliação Ciclo de Vida (ACV) ambiental, social e econômica, a recuperação e a revalorização de resíduos em sistemas produtivos, a logística reversa, e a manufatura sustentável, gerando conhecimentos e soluções para apoiar a produção sustentável nas empresas", destaca o professor Diogo A. Lopes Silva, do Departamento de Engenharia de Produção do Campus Sorocaba (DEPS) e líder do grupo.
Entre os projetos já realizados pelo EngS, inclusive em parceria com a ONU Meio Ambiente, está a tradução para o Português do curso "Pensamento do Ciclo de Vida" composto por quatro módulos (Introdução, Políticas Públicas, Negócios, e Estilos de vida sustentáveis) com uma série de videoaulas e materiais em texto, além de avaliações em cada módulo. O minicurso idealizado pelo The Life Cycle Initiative é online, gratuito e pode ser acessado aqui.
Além disso, o grupo desenvolveu a versão em Português da ferramenta I-GO, que ajuda as pequenas e médias empresas (PMEs) a acessarem conhecimentos personalizados sobre eficiência no uso de recursos e serviços de apoio mais relevantes para as suas atividades, localização e necessidades de negócio. "O objetivo final do I-GO é transformar o conhecimento de eficiência no uso de recursos e serviços de suporte em ações concretas de melhoria de negócios em diversas áreas, como gestão de energia e resíduos, para se atingir maior resiliência, produtividade e competitividade", descreve Silva.
De acordo com ele, o reconhecimento do EngS como parceiro científico da ONU Meio Ambiente vem, justamente, a partir desses trabalhos que o grupo já realiza desde 2019 em parceria com a Organização. "Esse reconhecimento representa que o trabalho que o grupo faz é relevante e de qualidade e ainda ajuda a impactar positivamente a sociedade brasileira quanto ao desenvolvimento e divulgação de conhecimento, iniciativas e ferramentas sobre sustentabilidade", afirma o pesquisador da UFSCar.
A partir desse reconhecimento, os trabalhos em conjunto devem se intensificar ainda mais. "Com essa parceira científica, daremos suporte no desenvolvimento das ferramentas e plataformas que a ONU Meio Ambiente têm criado com foco na região da América Latina e Caribe", conclui Silva. Mais informações sobre o EngS podem ser encontradas no site www.grupoengs.com.br. E aqui estão elencados os parceiros científicos da ONU Meio Ambiente na África, Ásia e América Latina.