Encontro Internacional em Democracia Ambiental inscreve ouvintes
Greta Thunberg, uma jovem sueca conhecida por seu ativismo climático; Marina Silva, ambientalista e política brasileira; Vandana Shiva, ativista ambiental indiana: todas são conhecidas por exercerem a chamada democracia ambiental, ou seja, a participação de todos os cidadãos na tomada de decisões relacionadas ao meio ambiente, incluindo o acesso à informação ambiental, a possibilidade de participar de processos decisórios e o direito de buscar justiça em questões ambientais. Essas questões serão abordadas no III Encontro Internacional em Democracia Ambiental, que acontece de 15 a 17 de outubro no Campus São Carlos da UFSCar. O evento, que tem como tema "Ambiente de todos, ambiente para todos: ativismo ambiental como parte da solução", é organizado pelo Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra (IJ) e Centro de Estudos em Democracia Ambiental da UFSCar (CEDA) da UFSCar.
A lista de trabalhos aprovados pode ser consultada neste link. As inscrições para ouvintes ainda estão abertas. O valor do investimento é de R$ 150. Podem se inscrever pesquisadores, professores e estudantes, além de profissionais de diversas áreas - Direito, Engenharia, Ciências Biológicas, Arquitetura etc. - e integrantes de ONGs, além de demais pessoas interessadas nos temas.
"O evento abre espaço para discutir a prática do ativismo ambiental, por meio de palestras e grupos de trabalho sobre questões ambientais. Além disso, será uma oportunidade para conectar pessoas, "criando redes de contato entre ativistas, especialistas e o público em geral", afirma a professora, além de inspirar ação, apresentando casos de sucesso e testemunhos de ativistas e organizações que fizeram a diferença. O Encontro também busca promover mobilização, incentivando a participação em campanhas e ações coletivas durante e após o evento", detalha a professora da Universidade de Turim, que será uma das palestrantes.
Evento ecológico
Aliando teoria e prática, o Encontro apresenta uma ideia inovadora: cada inscrito receberá um crachá de papel semente - feito com papel reciclado com sementes em sua composição, que possibilita o plantio após seu uso. Haverá, também, a entrega de copos ecológicos e das ecobags pintadas pelo grupo Kariçú, de dança indígena da região Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), composto por estudantes indígenas da UFSCar (@karisu.oficial). O grupo também se apresenta na abertura do evento e, na sequência, haverá a palestra de Heitor Menezes Gomes, analista ambiental egresso da UFSCar e que, agora, atua no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Ele abordará o "Ativismo burocrático ambiental: a relação entre o poder público e os movimentos sociais".
A programação detalhada e as orientações para inscrições estão no site www.ceda.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Instagram @cedaufscar e também pelo e-mail ceda@ufscar.br.