Campus Lagoa do Sino inicia novo Programa de Pós-graduação (PPGCS)
O novo Programa de Pós-Graduação em Conservação e Sustentabilidade (PPGCS), sediado no Campus Lagoa do Sino da UFSCar, parte de uma abordagem interdisciplinar que integra Ciências Humanas, Naturais e Agrárias para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos. Com uma visão crítica e científica, o PPGCS busca formar profissionais qualificados para atuar na conservação e sustentabilidade, promover a produção de conhecimento de ponta e apoiar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil. Além disso, visa internacionalizar a pesquisa e desenvolver ferramentas de divulgação científica para ampliar o impacto na sociedade.
A área de concentração do PPGCS é "Sistemas Socioecológicos em Paisagens Multifuncionais", que integra abordagens multi-, trans- e interdisciplinares para estudar a dinâmica dos sistemas socioecológicos e a multifuncionalidade das paisagens. Focando em desafios globais como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e segurança alimentar, essa área busca soluções baseadas na natureza e explora temas como a minimização de impactos ambientais, políticas públicas e a importância do etnoconhecimento.
As pesquisas se dividem em duas linhas: Biologia da Conservação e Ruralidades e Agroecologia. A Biologia da Conservação foca na proteção, restauração e manejo sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, desenvolvendo tecnologias e estratégias para enfrentar as ameaças ambientais globais e regionais. Já a linha Ruralidades e Agroecologia explora o desenvolvimento rural sustentável, com ênfase na agricultura familiar, agroecologia e nas novas dinâmicas territoriais, buscando conciliar a produção de alimentos com a conservação ambiental e paisagens multifuncionais.
O edital do primeiro processo seletivo para a turma de 2025, com oferta de 20 vagas, já foi publicado. As inscrições poderão ser realizadas de 23 de outubro de 2024 à 17 de janeiro de 2025. Confira o edital neste link. Acesse o site do programa para saber mais.