Lançamento - Curso e e-book sobre EJA e Educação das Relações Étnico-Raciais

09/10/25
18:00
09/10/25

O lançamento do curso contará com mesa de abertura institucional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) e da UFSCar, seguida da aula inaugural "Educação de Jovens e Adultos e ERER: desafios e caminhos". A aula será ministrada pela professora Dayse Moura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e pela professora da EJA em São Carlos, Ayodele Floriano Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, com mediação da professora da EJA em Araras (SP), Maria Caroline de Souza, também doutoranda do PPGE.

O evento tem como público-alvo prioritário profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas o tema da aula inaugural pode interessar a pesquisadores da área de educação, da educação de jovens e adultos e da área de educação das relações étnico-raciais e desigualdades na educação.

O curso e o e-book são gratuitos. Por ser autoinstrucional, a matrícula no curso tem fluxo contínuo e pode ser realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC). Com carga horária de 80 horas, a formação, a partir do momento de sua inscrição, tem o prazo de conclusão entre 45 a 60 dias. O certificado será emitido pela plataforma AVAMEC após a conclusão de todos os módulos. O e-book é uma síntese do material completo do curso. No formato de e-book, pode ser impresso para consulta e/ou desenvolvimento e aprofundamento das propostas pedagógicas sugeridas no material. 

A organização é de Tatiane Cosentino Rodrigues, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, Ayodele Floriano Silva (UFSCar), e Ana Cristina Juvenal da Cruz, do DTPP/UFSCar, com módulos de autoria de Dayse Moura (UFPE), Maria Caroline Lima de Souza, Kelly Cristina Silva Carvalho, Nathalia Bonani e Agnys Santos.

A iniciativa integra as ações de formação de professores para a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, instituído pelo Decreto nº 12.048, de 5 de junho de 2024. A proposta promove reflexões sobre racismo, desigualdades e diversidade, valorizando as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas e nos territórios.

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) e Grupo de Pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar)
4.779